Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim apresenta a Mostra Brazilian Film Festival

Publicação:

Filme Pixinguinha: Um Homem Carinhoso
Filme Pixinguinha: Um Homem Carinhoso - Foto: Divulgação - Cinemateca Paulo Amorim
Por Mônica Kanitz | Ascom Cinemateca Paulo Amorim Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, mais uma edição da Mostra Brazilian Film Festival. Trata-se do maior festival de cinema brasileiro do meio-oeste estadunidense realizada pela organização sem fins lucrativos Partners of the Americas e que, desde 2015, também é apresentado em algumas cidades brasileiras.

Os filmes escolhidos para exibição neste final de semana são os documentários A Última Floresta, de Luiz Bolognesi; Os Arrependidos, de Armando Antenore e Ricardo Calil; além da elogiada cinebiografia Pixinguinha: Um Homem Carinhoso, de Denise Saraceni e Allan Fiterman. A programação também inclui três curtas, que serão exibidos antes dos longas-metragens: Belos Carnavais, de Thiago B. Mendonça; Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli; e Filhas de Lavadeiras, de Edileuza Penha de Souza. Em cada exibição, haverá apresentação e/ou uma conversa sobre os filmes com convidados.

 A programação será realizada na Sala Norberto Lubisco, localizada no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, também instituição da Sedac, localizada na Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre. As sessões começam às 19h15min e o ingresso equivale a um brinquedo em bom estado, para doação ao Centro Social Madre Madalena.

Programação

A Última Floresta (Brasil, 2021, 75min). Direção de Luiz Bolognesi.Sinopse: Em um grupo Yanomani isolado na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. + Acompanha o curta “Filhas de Lavadeiras” (22min), de Edileuza Souza.

Data: 9/12

Horário: 19h15

Os Arrependidos (Brasil, 2022, 83min). Direção de Armando Antenore e Ricardo Calil. Sinopse: Em 1970, auge da repressão pela ditadura militar, cinco guerrilheiros presos vieram a público renegar a luta armada e elogiar o regime. Com a repercussão das declarações, o governo resolveu transformar as retratações em prática de Estado e passou a torturar opositores para que fizessem o mea-culpa. + Acompanha o curta “Fantasma Neon” (20min), de Leonardo Martinelli.

Data:10/12

Horário: 19h15

Pixinguinha - Um Homem Carinhoso (Brasil, 2021, 100min). Direção de Denise Saraceni e Allan Fiterman. Sinopse: Cinebiografia sobre a vida e a obra de Alfredo da Rocha Vianna Jr, o Pixinguinha (1897–1973), considerado o pai da Música Popular Brasileira. Neto de escravos, foi um gênio musical muito à frente de seu tempo e ganhou o reconhecimento de artistas como Tom Jobim, João Gilberto e Caetano Veloso. Sua composição “Carinhoso” é a música brasileira mais gravada de todos os tempos. + Acompanha o curta “Belos Carnavais” (16min), de Tiago Mendonça.

Data: 11/12

Horário: 19h15

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Cultura