Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado realiza 3ª Feira Gráfica de Quadrinhos

Evento da Gibiteca BPE será nos dias 6 e 7 de maio

Publicação:

Feira Gibizeira   BPE
A 3ª Feira Gibizeira terá exposições, oficinas, bate-papos e venda de HQs - Foto: Acervo Gibiteca BPE

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - realiza, nos dias 6 e 7 de maio, das 13h às 19h, a 3ª Feira Gibizeira, com exposições, oficinas, bate-papos e venda de HQs. A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador dos quadrinhos e incentivador da Gibiteca.

O evento é resultado do sucesso das edições anteriores da Gibizeira, que lotaram os salões da BPE. Os convidados especiais são Ana Luiza Koehler e Edgar Vasques. Outro ponto alto do evento são as projeções de animações da Ziriguitoon.

Para participar das oficinas, o público deve se inscrever no e-mail emprestimo.bibliotecars@gmail.com. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada oficina. Os painéis têm duração de 1h30 e, as oficinas, de 1h a 3h. A programação é gratuita.

O curador comenta que “assim como a Gibiteca BPE tem se tornado um local de importante movimentação na cena dos quadrinhos gaúchos, a Feira Gibizeira é um momento para todos aqueles que amam a arte sequencial se reunirem e festejarem. A cada semestre, reunimos produção e venda de HQs, discutimos arte e linguagem sobre mídia, sistema, e outras qualificações — que aqueles que amam e se identificam com os quadrinhos — queiram emprestar a eles”.

Sobre a Gibiteca BPE

A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos. O espaço vem crescendo e conquistando espaço na Biblioteca e na preferência dos leitores − com consultas diárias e eventos mensais − envolvendo quadrinistas, editores, desenhistas e profissionais de áreas afins, para discutir assuntos que envolvem a cultura POP e o mercado de trabalho.

Com o crescimento da Gibiteca, foi criada uma mascote para aproximar o público leitor de quadrinhos – que recebeu o nome de Teca – pelas mãos do ilustrador e quadrinista Thiago Krening.

A instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, primeiro piso da BPE. O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

Sobre o curador da Feira Gibizeira

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim/RS em 1984. É doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Memória Social e Bens Culturais. Especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Pesquisa quadrinhos e suas intersecções com gênero, bem como outras aproximações da nona arte com elementos socioculturais. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Foi fundador e fez parte do conselho editorial da Não Editora. Participou de diversas coletâneas de contos, histórias em quadrinhos e artigos acadêmicos, algumas delas organizadas pelo próprio Smee. Manteve por dez anos o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com.

Sobre os destaques

Edgar Vasques nasceu em cinco de outubro de 1949, em Porto Alegre. Na faculdade de Arquitetura teve a oportunidade de expressar sua habilidade para o desenho. Publicou pela primeira vez na revista Grillus, editada pelo Diretório Acadêmico da universidade. Chargista, cartunista e exímio aquarelista, Vasques participou do boom do humor dos anos 70, época na qual criou Rango – um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar. O primeiro livro de Rango, e também o primeiro livro da L&PM Editores, foi lançado em agosto de 1974, com prefácio do escritor Erico Verissimo.

Ana Luiza Koehler nasceu emPorto Alegre, em 12 de maio de 1977. É uma quadrinista e arquiteta brasileira. Mestra em Arquitetura pela UFRGS. Trabalha como ilustradora desde 1993, principalmente com o mercado franco-belga de quadrinhos. Seu primeiro trabalho foi para a editora europeia Éditions Daniel Maghen em 2009, sendo responsável pela arte de dois volumes do romance gráfico Awrah, escrito por Fuat Erkol e Christian Simon. Ana Luiza também trabalhou para editoras como Soleil Productions, Fauvard e DC Comics, entre outras, assim como desenvolvendo ilustrações científicas nas áreas de Arqueologia e História. Em 2015, Ana Luiza se tornou curadora do Festival Internacional de Quadrinhos. No mesmo ano, publicou no Brasil o romance gráfico independente Beco do Rosário, que fala sobre a modernização de Porto Alegre na década de 1920. O trabalho foi desenvolvido em paralelo à dissertação de Mestrado da quadrinista, cujo tema era as mudanças urbanas naquela região. Em 2016, Ana Luiza ganhou o Troféu HQ Mix na categoria "melhor publicação independente de autor" por Beco do Rosário. Uma exposição de arte sobre o livro, exibida na Galeria Hipotética, em Porto Alegre, também ganhou o HQ Mix no mesmo ano na categoria "melhor exposição".

Edição anterior da Feira Gibizeira
O evento é resultado do sucesso das edições anteriores da Gibizeira que lotaram os salões da BPE - Foto: Acervo Gibiteca BPE

Veja a programação completa

Painéis

Sábado, 06 de maio

13h30 - Tirinhas, um jeito curto de contar uma longa história, com Sílvia Canto, Denis Pimenta, Majane Silveira, Pedro Leite e Mauren Veras. Mediação de Lukão

14h45 - Chegou a Turma da Mônica: gibis de linha e graphic MSP, com Rodrigo W. Chaves e Gustavo Borges. Mediação de Christian Ordoque

16h - Marvel ou DC? Qual tem as melhores novidades para os cinemas?, com Gabriel Ludwig, Vinicius 2quadrinhos. Mediação de Guilherme Smee

17h15 - Jornalistas e jornalismo em quadrinhos, com Érico Assis, Alexandre Beck Pablito Aguiar, Ticiano Osório. Mediação de Vitor Diehl

Oficinas

Sábado, 06 de maio

13:30 - Oficina de Tirinhas para Iniciantes, com Márcio Cabreira. Sinopse: Nesta oficina você vai aprender o básico para pegar aquela ideia bacana e transformar em uma história curta, mas que cativa, diverte e faz pensar. Não é necessário conhecimento prévio ou altas habilidades em desenho, todos são bem-vindos. Material: lápis, papel, borracha e régua. Duração: 1h30min Márcio Cabreira trabalha com ilustração há mais de 10 anos. Já fez sketchcards para Marvel e DC, participou de coletâneas de HQ e leciona no Dínamo Estúdio (Porto Alegre)

15:30 - Criação de Personagens Animais, com João Gutkowski. Sinopse: Aprenda a criar personagens a partir da mistura entre anatomia humana e animal. Público alvo: infanto-juvenil (7 a 14 anos) Duração: 1h

17:00 - Oficina de Narrativas com Aquarela, com Mirelli Oliveira. Sinopse: Vamos aprender técnicas básicas da aquarela e aplicar na produção de uma pequena ilustração. Explorando a construção de camadas, usos diversos do pincel e materiais de apoio como giz, esponjas e sal, cada participante irá produzir uma pintura própria. De nível iniciante a intermediário. Faixa etária: Livre Materiais necessários: aquarela pentel 12 cores, pincéis redondos (tamanhos como 2, 4, 6 e 8) e papel de aquarela. Mireli Oliveira é ilustradora desde 2017 e também ministra aulas de desenho e aquarela. Já ilustrou livros, rótulos, camisetas e quadrinhos. Seu gênero favorito é a fantasia, especialmente os contos de fadas, que são a grande inspiração para a criação de suas histórias e personagens. Atualmente planeja a produção do quadrinho autoral "Alabastrum"

Domingo, 07 de maio

13h30 - Oficina de Quadrinhos Coletivos, com Carlos Jenisch. Sinopse: A oficina vai trabalhar noções básicas de composição, teoria da cor, narrativa e ritmo. A ideia é produzir quadrinhos de modo coletivo, mesclando diferentes técnicas pictóricas, como pintura, desenho e colagens na construção das páginas, experimentando materiais e criando a partir dessas experimentações. Faixa etária: a partir dos 13 anos Duração da oficina: 1h a 2h30

16h30 -  Minizines a jato! Sinopse: Oficina que dá os meios para qualquer pessoa produzir uma mini publicação de maneira rápida e organizada. Não é preciso planejar dias e encomendar artes e texto, quando você pode fazer um zine de combate em algumas horas. Materiais: Papel A4, material de desenho variado, como caneta, lápis, borracha, tesoura, estilete e cola. Duração: 2h a 3h Fabio Zimbres Autor de quadrinhos, editor, designer e artista visual. Participou da criação e da equipe editorial da revista Animal nos anos 1990. Publicou quadrinhos e ilustrações em diversas publicações nacionais e internacionais como A Folha de São Paulo, Chiclete com Banana, Lapin, Now, Dundum, Strapazin e outras. É autor de Música para Antropomorfos, Vida Boa, Feliz e outros livros de quadrinhos. Foi publicado na coleção Ugritos e na revista Expressa

Outros destaques da Programação: -  Haverá projeções de Animações da Ziriguitoon tais como:  A Última Reunião Dançante (2012) Curta-metragem Animação 10 min; Teste de Elenco: Dentinho (2011) Mini-metragem - 1'45"; O Retorno de Saturno (2009) Curta-metragem;  Cidade Fantasma (1999) Curta-metragem - Animação - 35mm - 7min, entre outros.

Serviço

O quê: 3ª Feira Gibizeira

Quando: 6 e 7 de maio 

Horário: 13h às 19h

Onde: Gibiteca BPE (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

Secretaria da Cultura