Bastidores da preparação dos carros temáticos que retornarão ao Desfile Farroupilha deste ano são mostrados para a imprensa

Beztriz Araujo rodeado de jornalistas, câmeras e microfones dando entrevista. Ao fundo, há uma alegoria do desfile já preparada para o desfile.
A secretária da cultura, Beatriz Araujo, recebeu os jornalistas no Complexo Cultural do Porto Seco - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Por Carlos Hammes / Ascom Sedac | Edição Rodrigo Toledo França/Secom

Atendendo ao convite do governo do Estado, jornalistas de diversos veículos de comunicação acompanharam, na manhã desta terça-feira (17/9), os preparativos para o Desfile Farroupilha, que será realizado em Porto Alegre na sexta-feira (20/9). Exaltando a temática dos festejos de 2024, o centenário de Jayme Caetano Braun, o desfile também abordará a solidariedade durante as enchentes que atingiram o Estado em maio. A recepção à imprensa ocorreu no Complexo Cultural do Porto Seco, onde seis carros alegóricos estão sendo preparados para o desfile. Desde 2013, as alegorias temáticas não figuravam no evento.

A titular da Secretaria da Cultura (Sedac), Beatriz Araujo, recepcionou os jornalistas ao lado do criador e coordenador dos carros alegóricos, Guaraci Feijó. A expectativa da organização é de que cerca de três mil pessoas passem pela avenida nas três etapas que integram o desfile: a cívico-militar, a tradicional e a temática. "Vai ser muito emblemático esse retorno do desfile temático depois de mais de dez anos. É uma forma de viabilizar a retomada do orgulho do gaúcho diante de toda a situação que nós passamos”, avaliou Beatriz.

Feijó explicou que o desfile vai falar da vida e da obra de Jayme Caetano Braun, resgatando a memória da imigração alemã e a origem missioneira do poeta e pajador, mas também vai tratar da reconstrução do Rio Grande do Sul. Na avaliação dele, o desfile é um momento de união das culturas para mostrar o que o gaúcho realmente pode fazer. "Porto Alegre está ganhando um grande espetáculo e é uma das grandes propostas culturais da nossa cidade”, destacou.

As seis alegorias estão sendo preparadas há 40 dias no barracão da Escola de Samba Realeza. O primeiro deles, Tronco Missioneiro, apresenta a obra de Braun e conta com a presença de Pedro Ortaça, de Laura Guarany (filha de Noel Guarany), de indígenas guaranis e de padres. O segundo carro, Obelisco, remete às origens da família de Braun e celebra o Bicentenário da Imigração Alemã.

A terceira alegoria, por sua vez, é dedicada à Família e à vida pessoal do poeta, contando sua história a partir da casa onde nasceu, em Timbaúva, distrito de São Luiz Gonzaga à época, hoje município de Bossoroca, na região das Missões. Em outro carro, o autêntico bolicho de campanha que Jayme administrou de 1948 a 1950, na Serrinha, será representado.

A face comunicadora e política do homenageado será lembrada em outra alegoria, que mostra sua trajetória, desde quando começou a participar de campanhas políticas, criando versos de improviso, até sua candidatura a deputado estadual. O último carro alegórico é alusivo à reconstrução do Estado e vai carregar a bandeira do Rio Grande do Sul, a Chama Crioula e pessoas que trabalharam durante as enchentes.

Imprensa visita preparativos para Desfile Farroupilha 2024 ë acompanhe ajustes em um dos carros alegóricos.
As seis alegorias estão sendo preparadas há 40 dias no barracão da Escola de Samba Realeza - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, e o secretário-adjunto de Comunicação, Maicon Bock, também acompanharam o encontro com os jornalistas.

Programação do desfile

No primeiro momento do desfile, membros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) passarão pela avenida. Em seguida, às 9h40, será a vez do desfile temático, com os seis carros alegóricos.

Às 10h40, começará o Desfile Tradicional, com cavalarianos dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes celebrando a cultura e a história gaúchas. O público terá acesso gratuito às arquibancadas para acompanhar o desfile, que será transmitido pela TVE-RS.

O encerramento do Desfile Farroupilha contará com a presença de voluntários e agentes públicos que ajudaram nos resgates durante as enchentes, além de representantes da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e de diversos grupos tradicionalistas.

O desfile Farroupilha é realizado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, coordenada pela Sedac e integrada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e outras 21 entidades parceiras. Instituída por decreto do governador Eduardo Leite, a comissão é responsável por organizar as comemorações alusivas aos festejos no Estado, estabelecer diretrizes, o tema básico e a programação integrada.