Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS apresenta Oficina de Fotoperformance “Corpo Pulsante”

As atividades serão ministradas por Eslly Ramão e Gabriela Mattia

Publicação:

Corpo pulsante
Corpo Pulsante - Foto: Divulgação - MARGS
Por Ascom | MARGS Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza nos dias 24 e 25/03 a Oficina de Fotoperformance “Corpo Pulsante” como parte do Programa Público da exposição “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”, atualmente em exibição no Museu.

A atividade será ministrada por Eslly Ramão e Gabriela Mattia, que fazem parte do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Partindo das fotoperformances de Telmo Lanes (1955), a oficina terá dois dias, ambos com início às 14h e duração de 90 minutos.

Primeiro dia

Um momento teórico, na sexta-feira (24/03), com recepção no Foyer do MARGS. O objetivo é abordar a fotoperformance trabalhando suas definições e o histórico de suas práticas. Esse momento teórico contará com uma visita mediada à exposição “PULSE”, em que se abordará as fotoperformances de Lanes ali exibidas; e com um espaço de discussão e apresentação de conceitos e exemplos em que, partindo-se sobretudo das imagens vistas na exposição, serão tratadas as diferenças entre as linguagens da fotoperformance, da performance, da body art e do happening. Também abordará o lugar do corpo nesse tipo de linguagem artística.

Segundo dia

Um momento prático, no sábado (25/03), com recepção no Auditório do MARGS. O objetivo é proporcionar uma experiência prática, em que se buscará — com base e inspiração no que foi discutido e visto no dia anterior — propor aos participantes que explorem os espaços do Museu e da exposição para realizarem e registrarem a criação de um trabalho pessoal, corporal e performático. Para a atividade prática, haverá conversa e orientação sobre as ideias de fotoperformance escolhidas pelos participantes, bem como auxílio na confecção e registro dessas propostas. Serão disponibilizadas máquinas fotográficas.

A atividade é gratuita, com vagas limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição prévia. O formulário pode ser acessado no link.

TELMO LANES Aventura Inerte 1977 red
Aventura Inerte, 1977 - Telmo Lanes - Foto: Arquivo pessoal

A exposição “Pulse”

A exposição “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022” faz um resgate da produção dos artistas, contemplando a produção que realizaram conjuntamente nos anos 1980 e um panorama das produções individuais de ambos. Constituída por pinturas, xerografias, fotografias, instalações e registros de performance, esta expressiva produção, que permaneceu praticamente inédita, tendo sido rara ou brevemente exibida, é “redescoberta” nesta oportunidade. A curadoria é de Ana Albani de Carvalho, curadora convidada, Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do MARGS. Ocupando o Foyer e três salas do 2º andar do MARGS (Galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido), a exposição foi inaugurada em 17.12.2022 e segue em exibição até 14/05. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h). Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br.

TELMO LANES Indicção 1976 red
Indicção - 1976, Telmo Lanes - Foto: Mara Alvares

Os ministrantes

Eslly Ramão é estudante de Teatro pela UFRGS, integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Gabriela Mattia é formada em Turismo e estudante de Museologia (UFRGS). Pesquisa e atua com educação museal, comunicação em museus e acessibilidade ao conhecimento científico. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS e extensionista no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (UFRGS). Já trabalhou no Museu de Porto Alegre, no MAC-RS e como supervisora na 13ª Bienal do Mercosul.

Serviço

Oficina de Fotoperformance “Corpo Pulsante” Programa Público da exposição “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”

Quando: 24/03, às 14h, e 25/03, às 14h

Onde: recepção no Foyer (24/03), recepção no Auditório do MARGS (25/03) Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre,

Formulário de inscrição no link

Secretaria da Cultura