Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado doa mais de 450 livros para a Fundação de Atendimento Socioeducativo

Acervo será utilizado nas unidades de internação e de semiliberdade nas oito regionais

Publicação:

Sobre uma mesa redonda com tampo na cor bege, estão dispostos diversos livros.
Com os gêneros literários de aventura, suspense e romance, as obras compõe acervos das unidades de internação e de semiliberdade - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira – Ascom Fase | Edição: Ascom Sedac

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), doou mais de 450 livros para o desenvolvimento de atividades com socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O acervo vai ser utilizado em ações de promoção da leitura com os adolescentes e jovens adultos nas oito regionais do Estado. Os volumes foram entregues na sede administrativa da Fundação na última sexta-feira (7/2), em Porto Alegre.

Com os gêneros literários de aventura, suspense e romance, os livros chegam à Fase por meio da atuação da Coordenação Pedagógica (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), estruturas ligadas à Diretoria Socioeducativa (DSE). No mês passado, a equipe do Nelce esteve reunida com o diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Sedac (DLLL), Silvio Alves Bento, quando apresentou os projetos desenvolvidos e prospectou parcerias. 

As obras representam uma grande adição aos acervos das unidades de internação e de semiliberdade. “A leitura é uma importante ferramenta para aprimorar o autoconhecimento, a postura crítica e para estimular a criatividade dos socioeducandos e das socioeducandas”, afirma o bibliotecário da Fase, Wellington Bucco. Agora, os exemplares serão catalogados e classificados, para nas próximas semanas serem enviados às unidades de todo o Estado. 

O DLLL tem como missão institucional apoiar as ações e iniciativas que promovam e estimulem a leitura. “Com a doação dos livros, esperamos contribuir com o desenvolvimento socioeducativo e ampliar o repertório literário dos adolescentes em cumprimento de medida”, refletiu Bento. 

O presidente da Fase, José Stédile, destacou que a realização de parcerias é essencial para qualificar o atendimento socioeducativo em todo o Estado. “A literatura é uma das principais ferramentas para o sucesso do nosso trabalho e cumpre outro importante papel: garantir diretrizes pedagógicas ao propósito da reinserção social”, completou. 

Saiba mais 

Estimular a leitura é uma das principais ações pedagógicas lideradas pela Fase em todas as regionais do Estado. Entre as iniciativas de maior sucesso, destaca-se o Concurso Literário, realizado anualmente desde 2017 pelo Nelce. O projeto já rendeu quatro obras publicadas, sendo a última delas lançada no final do ano passado, com produções da 6ª e da 7ª edições.  

Além disso, a Fase conta com 16 salas de leitura presentes nas unidades de internação e de semiliberdade em diversas regionais do Estado. A proposta é incentivar a leitura e a produção da escrita criativa, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos socioeducandos. 

Secretaria da Cultura