Programação cultural para atingidos por ciclone chega a Roca Sales
Publicação:
No próximo fim de semana, mais um município do Vale do Taquari irá receber a caravana solidária da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Fundação Marcopolo. Roca Sales, uma das localidades atingidas pelo ciclone extratropical que devastou o Rio Grande do Sul no início de setembro, vai contar com uma programação cultural diferente no domingo à tarde (08), com oficinas, shows e brincadeiras infantis.
A partir das 14h, na Praça Júlio Lengler, os moradores poderão conferir uma oficina de dança com B-boy Jow, seguida do show RAPajador, com Chiquinho Divilas, DJ Hood e Rafael De Boni. RAPajador é um espetáculo que une o hip hop e a cultura gaúcha, através do rap e da pajada - o termo deriva de pajador, que quer dizer repentista ou poeta do improviso.
Mais tarde, a partir das 15h45min, é a vez de Adriana Sperandir e Gilberto Oliveira levarem um pouco de arte ao município de Roca Sales. Ao som de músicas populares brasileiras, com inserções de histórias infantis, a dupla integra a sequência de atividades do projeto.
“A arte previne, a arte salva e a arte é a nossa forma de levar carinho às famílias tão impactadas pelas enchentes, e colaborar com momentos de integração, conforto e é claro, muita arte”, ressalta Adriana Sperandir, que é diretora do Instituto Estadual de Música (IEM) e da Discoteca Natho Henn, instituições vinculadas à Sedac.
A Banda Marcial da cidade de Pantano Grande encerra as atividades.
Esta é a terceira edição da caravana solidária da Sedac. As equipes já passaram por Encantado, Muçum, Cruzeiro do Sul e Estrela, levando arte, cultura, literatura e conforto para a população. A comitiva formada por representantes da Secretaria e da Fundação Marcopolo têm se reunido semanalmente para definir as localidades que irão receber a caravana, um trabalho que envolve autoridades locais - como secretarias municipais de Cultura - e artistas.
A iniciativa soma-se a outras ações da Secretaria de Estado da Cultura em prol dos atingidos pelas enchentes. Uma delas foi a ampliação do prazo de inscrição para os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG): os proponentes têm até a próxima terça-feira, dia 10 de outubro, para cadastrar seus projetos para oito dos nove editais lançados em agosto pelo Governo do Estado, com recursos do governo federal. O prazo de inscrição para o edital Ecossistemas Regionais de Audiovisual segue até o dia 25 de outubro.
Outra medida da Sedac, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e do Sistema Estadual de Bibliotecas, tem mobilizado a população gaúcha através de uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pela tragédia climática. Além disso, bibliotecas móveis do programa “Acervo Itinerante - Tudo a Ler” estão sendo enviadas para abrigos do Vale do Taquari.
*Sob supervisão de Sara Goldschmidt