MACRS apresenta “Matéria Difusa – Um Olhar Sobre a Coleção MACRS - Recorte Corporificações”

Marcela Tiboni
Marcela Tiboni - Estudo para desenho de corpo feminino, 2006 - Foto: Viva Foto
Por MACRS Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), da Associação de Amigos do MACRS (AAMACRS), e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e da Galeria Municipal de Arte Gerd Bomheim apresentam a exposição “Matéria Difusa – Um Olhar Sobre a Coleção MACRS – Recorte Corporificações”, a partir do dia 09/12, às 19h, na Galeria Gerd Bornheim. Sob curadoria de Gabriela Motta, a mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do MACRS.

Matéria Difusa” apresenta trabalhos de artistas cujas obras nos conduzem a diferentes percepções da realidade. São desenhos, fotografias, objetos, instalações que criam fricções entre si, produzindo novos sentidos sobre a arte, o tempo e o que nos cerca. Simultaneamente, essas obras nos permitem uma reflexão tanto sobre a natureza e o papel de uma coleção pública de arte contemporânea quanto sobre o próprio campo da arte, sua multiplicidade de procedimentos e materiais, seus jogos de linguagem e sua relação com os contextos políticos e sociais.

Com base na noção de materialidade difusa, algo que de fato se espalha por todas as direções possíveis e que fala tanto dos materiais propriamente ditos quanto das problemáticas abordadas, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas inter-relacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: Língua-viva, Imagem e Corporificações. Destas, será apresentado, em Caxias do Sul, somente Corporificações, na qual se encontram trabalhos em que podemos perceber uma investigação, tanto sobre identidade, gênero, migrações, fantasmagoria, quanto sobre as relações entre sujeito e objeto. De algum modo a ideia de corpo — humano ou animal — abriga desejos, mistérios e frustrações, matéria central das obras reunidas no recorte Corporificações.

Caxias do Sul é a última das cidades do interior a receber a exposição em 2022. Ao término do percurso, já em 2023, Matéria Difusa será finalmente exibida em sua totalidade, com a participação de obras de aproximadamente 40 artistas, na tão aguardada sede definitiva do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no 4º Distrito de Porto Alegre (Rua Comendador Azevedo, 256).

O MACRS, que foi inaugurado em 1992, possui um acervo de aproximadamente 2 mil obras de artistas regionais e nacionais. Seu objetivo é expor, preservar e promover a arte contemporânea brasileira e estrangeira. O Museu acolhe a diversidade cultural e prática uma política de aquisição de obras com equidade e representatividade, ampliando sua atuação com ações educativas para formar novos públicos.

Estarão presentes na exposição Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS – recorte Corporificações, na Galeria Gerd Bornheim, os artistas Abraham Palatinik, Angelo Venosa, Bruno Novelli, Carla Borba, Carlos Pasquetti, David Ceccon, Elaine Tedesco, Isabel Ramil, Jailton Moreira, Julha Franz, Júlio Castro, Letícia Lopes, Lia Menna Barreto, Luciano Zanetti, Luisa Brandelli, Luiz Roque, Marcela Tiboni, Maria Lidia Magliani, Teti Waldraf e Viviane Pasqual.

Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS - Recorte Corporificações

Curadoria: Gabriela Motta

Abertura: 09 de dezembro, às 19h

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333 - Centro, Caxias do Sul - RS)

Período de visitação: de 10 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023, de segundas a sextas-feiras, das 08 às 18h, e sábados, e das 10h às 16h.

Informações sobre o Clube do Colecionador da AAMACRS no link.