Expo Favela RS abre nessa sexta-feira com presença do governador
Evento, que tem sua primeira edição no Rio Grande do Sul, vai até este sábado
Publicação:

A Expo Favela RS teve sua abertura oficial na tarde dessa sexta-feira (01). A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite. A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, também esteve presente.
No palco, ao lado do prefeito da capital, Sebastião Melo, o governador falou sobre diálogo, igualdade de oportunidades, inclusão social e o papel do poder público. A conversa foi mediada pelo conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.
A Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups das comunidades. O evento, que tem sua primeira edição no Rio Grande do Sul, vai até este sábado (2). A realização é da Favela Holding com parceria social da Cufa.
“A gente acredita no potencial das periferias. Cufa, prefeitura, comunidades e governo estadual estão trabalhando juntos para ajudar o Estado a se desenvolver”, destacou Leite. “A Expo Favela coloca em evidência o que queremos, que é a valorização de toda a potência que existe nas comunidades e em seu capital humano”, complementou.

A Expo Favela tem como objetivo dar visibilidade para iniciativas que nascem nas comunidades e criar um espaço de encontro com financiadores que possam acelerar os empreendimentos. O evento também promove palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, debates, cursos, capacitações e apresentações culturais.
“O Estado, ao abraçar esse projeto e reunir parceiros estratégicos que acreditam na potência dos empreendedores da favela, consegue criar uma rede capaz de provar que, para qualquer problema, a solução é o trabalho coletivo”, apontou a presidente nacional da Cufa, Kalyne Lima.
A edição gaúcha conta com o apoio do governo do Estado – por meio do programa RS Seguro e das secretarias da Cultura, Segurança Pública e de Assistência Social –, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banrisul, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da GOL, da RBS e do Instituto Helda Gerdau.
A expectativa é de que 4 mil pessoas – entre público em geral, investidores, palestrantes e empreendedores de comunidades – compareçam aos dois dias de evento.
Transformação social
A Expo Favela se encaixa no Eixo 2 do RS Seguro, programa do governo do Estado que abrange políticas sociais, preventivas e transversais e concentra sua atuação em bairros com altos índices de violência e mais vulneráveis no aspecto socioeconômico.
O diretor executivo do RS Seguro, Antônio Carlos Pacheco Padilha, frisou a importância de ações voltadas para o público em vulnerabilidade social. “A parceria do RS Seguro com a Cufa em mais um projeto de proporção e impacto tão positivo como a Expo Favela reforça o nosso papel social, preventivo e transversal. Esse tipo de ação estimula o crescimento econômico dos empreendedores de comunidades, focando em um único objetivo: a transformação social”, disse.
“A Expo Favela chega para fortalecer as ações que as secretarias de Estado, integradas ao Programa RS Seguro, estão desenvolvendo”, avaliou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
"É um marco na história das periferias e favelas do Estado, onde chamamos a atenção para o valor dessas comunidades no desenvolvimento gaúcho”, destacou o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel.
HackaTchê
Dentro da programação da feira, está previsto o desafio HackaTchê, projeto em formato de maratona da Secretaria da Educação (Seduc) envolvendo estudantes e professores da rede pública estadual em experiências de criação nas áreas de inovação e tecnologia.
Participam alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guilherme de Almeida, de Canoas; EEEM Tuiuti, de Gravataí; EEEM Mario Quintana CAIC, de Alvorada; EEEM São Francisco de Assis, de Canoas; e Colégio Estadual Eng Ildo Meneghetti, de Porto Alegre.
Para participar
A Expo Favela RS tem entrada gratuita e programação com debates, realização de negócios e shows musicais. A feira é direcionada ao público das favelas e das periferias gaúchas.
Para participar, adquira ingressos aqui.