Clube de Leitura BPE discute a obra de Oliveira Silveira
O encontro celebra a cultura negra através da literatura
Publicação:

Para celebrar a cultura negra, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convidou a professora Sátira Pereira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para falar sobre a obra do poeta Oliveira Silveira. O evento é gratuito e acontecerá na próxima terça-feira (14), às 17h, no Salão Mourisco da BPE.
Sátira é especialista em Culturas Afro-gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta Oliveira Silveira.
Os encontros do Clube de Leitura BPE debatem obras relevantes para a história e cultura do universo literário. Quem tiver interesse em ler a obra literária do poeta pode entrar em contato com o Setor de Empréstimo. Na data do evento, a palestrante apresentará a vida e obra de Oliveira Silveira no Salão Mourisco, seguida de um bate-papo com o público. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.
A BPE organizou uma programação potente e diversificada para enaltecer artistas negros e promover a reflexão na busca por uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista. Consulte a programação completa no link.
Sobre o poeta
Oliveira Ferreira da Silveira é gaúcho de Rosário do Sul (1941-2009). Foi poeta, intelectual e ativista que, em sua trajetória, marcou a cultura ao apresentar outras possibilidades do negro ser e estar no mundo e no Brasil.
Ele é um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra, criado em 1971, ao lado de um grupo de intelectuais pioneiros da resistência negra, que realizou um ato na noite do dia 20 de novembro no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre. O evento valorizava a figura de Zumbi dos Palmares como símbolo da luta pelos direitos do povo negro.
Sátira Pereira Machado é professora de Culturas Afro-gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta Oliveira Silveira, na literatura sul-riograndense e brasileira no contexto da América Latina, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Possui habilitação para o magistério pelo Instituto de Educação General Flores da Cunha/POA (1988); graduação em Comunicação/Jornalismo pela Famecos (1995) e mestrado em Letras (2000) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutorado em Comunicação pela Unisinos (2013); e pós-doutorado em Comunicação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Jaguarão da Unipampa. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre a vida, a obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), com resultados disponíveis no site www.oliveirasilveira.com.br. É curadora e coordenadora executiva do Projeto RS Negro.
Serviço
Clube de Leitura BPE sobre Oliveira Silveira
Data: 14/11
Horário: 17h
Local: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)
*A obra está à disposição no Setor de Empréstimo da BPE (entrada pela Rua General Câmara) e pode ser retirada, mediante cadastro."