Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Lançado o concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro

Publicação:

Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro
Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro. A atividade, que integra as comemorações pelos 50 anos da criação do Dia da Consciência Negra, selecionará poesias, poemas e outras formas de texto que tenham como tema o Cinquentenário do 20 de Novembro ou questões relacionadas à data. Clique aqui para acessar o edital e o formulário de inscrição.

Serão aceitos poesias e textos inéditos, limitados em 250 palavras e exclusivamente em português. Os concorrentes devem ser maiores de 16 anos e residentes do Rio Grande do Sul. Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho. Como premiação, as 50 produções textuais escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”. 

A lista dos vencedores será divulgada no dia 10 de novembro. O lançamento do livro deve ocorrer ainda em 2021.

Sobre o Cinquentenário

Entendendo a relevância do trabalho de Oliveira Silveira para o desenvolvimento social e cultural do RS, o governador Eduardo Leite acolheu a demanda da militância negra gaúcha e decretou que 2021 é, oficialmente, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro. A data foi criada por ativistas negros que integravam o Grupo Palmares, em Porto Alegre, para contrapor as celebrações do 13 de maio, em 1971.

A partir desse ato, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se junta aos movimentos sociais e à sociedade civil para celebrar a data. Estão previstas celebrações, eventos e atividades culturais até 20 de novembro. O decreto foi assinado no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea.

Secretaria da Cultura