Em exposição no Margs: Guilherme Dable - Não um tempo, mas um lugar

Card Guilherme Dable
A mostra individual ocupa 2 galerias no 2º andar do Museu - Foto: Divulgação - Margs
Por Ascom | Margs | Edição: Silvia Martins - Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), inaugura no sábado, (30/04), a exposição “Guilherme Dable - Não um tempo, mas um lugar”. A abertura ocorre a partir das 10h30min.

Com curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do Margs, e Fernanda Medeiros, curadora-assistente do Museu, a mostra individual ocupa duas galerias no 2º andar da instituição museológica, permanecendo em exibição até 14 de agosto.

Guilherme Dable é um dos mais destacados nomes de sua geração, da qual fazem parte artistas que ganharam evidência no sul do país a partir dos anos 2000. De um lado, sua trajetória é marcada pela atuação junto ao Atelier Subterrânea (2006-2015), um misto de coletivo de artistas e espaço independente que fez história em Porto Alegre ao renovar e dinamizar o ambiente artístico local. De outro lado, sua obra é caracterizada pela investigação que desenvolve em torno dos campos do desenho e da pintura, acionando outros meios como vídeo, instalação e desempenho.

Tendo nos últimos anos circulado com exposições e projetos por diversos centros artísticos e instituições do Brasil e também do exterior (Paris, Londres, Nova York), Guilherme Dable ainda não havia apresentado em Porto Alegre uma exposição individual mais extensa e abrangente de sua produção e percurso.

Além de focalizar o momento atual da produção do artista, a mostra do Margs também recua no tempo para conferir legibilidade à sua obra e trajetória constituídas até aqui. Assim, mediante uma reunião significativa e representativa de obras, é trazida a público uma compreensão mais ampla de sua produção.

Nesse sentido, algumas obras apresentadas na galeria Iberê Camargo e na sala Oscar Boeira do Margs expandem as convenções do desenho e da pintura, assinalando a porção mais experimental da pesquisa do artista. São os casos da instalação “o samba ainda não chegou” (2016-2022), do vídeo “o domador” (2015) e da instalação com desenhos e som “Tacet” (2008-2012), que integram o Acervo do Margs. No conjunto, há obras de coleções particulares, além de acervos de instituições como o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAM-Rio) e da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB).

A exposição é concebida para pontuar e assinalar o momento de adensamento da produção e de maturidade da trajetória do artista, sobretudo pelo alcance de sua atuação nos últimos anos, ao mesmo tempo, marcando sua primeira mostra no Margs.

É nesse sentido que “Guilherme Dable -  Não um tempo, mas um lugar” integra o programa expositivo do Margs intitulado “Poéticas do agora”, voltado a artistas atuais cujas pesquisas recentes em poéticas visuais têm se mostrado promissoras e relevantes no campo artístico contemporâneo, tendo por objetivo destacar produções que investem na pesquisa e experimentação de linguagem, bem como na transdisciplinaridade dos meios, operações e procedimentos.

Assim, a presente exposição dá prosseguimento ao programa em sequência às mostras “Bruno Borne - Ponto Vernal" (2019/2020), “Bruno Gularte Barreto – 5 Casas” (2021), “Estêvão da Fontoura: Desobeciência – Arte e ciência no tempo presente” (2021) e “Denilson Baniwa - Inípo: Caminho de transformação” (2021/2022).

Guilherme Dable

A pesquisa de Guilherme Dable (Porto Alegre, 1976) abarca, principalmente, as linguagens do desenho e da pintura, expandindo-se para investigações que flertam com a ocupação do espaço, não se atendo somente aos suportes tradicionais das linguagens. O trabalho pensa relações entre arquitetura, paisagem e as características diagramáticas da linguagem do desenho, utilizando-se eventualmente de métodos não convencionais para produzir desenhos, tais como instrumentos preparados ou mesmo a umidade dos sapatos.

É doutorando em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes (IA) da UFRGS, onde concluiu a graduação e mestrado em Artes Visuais, tendo estudado também com Jailton Moreira, Charles Watson, entre outros.

Apresentou exposições individuais em Londres (Belmacz, 2016), Rio de Janeiro (Galeria Anita Schwartz, 2017), Salvador (Roberto Alban Galeria, 2014), São Paulo (Galeria Eduardo Fernandes, 2013) e Recife (Sala Recife, 2013), além de Porto Alegre (Ieavi, Galeria Gestual e Galeria da UFCSPA).

Entre as coletivas, participou de mostras em Nova York, Londres e Paris, além de cidades brasileiras como Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Exposição Guilherme Dable — Não um tempo, mas um lugar”

Quando: abertura 30/04 às 10h30min. Em exibição até 14/08

Onde: Margs - Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega s/nº, Porto Alegre). Galeria Iberê Camargo e sala Oscar Boeira, no 2º andar do Museu

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h30), sempre com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento. O Margs também oferece ao público visitas mediadas para grupos de até 6 pessoas, de quinta-feira a sábado, em 2 faixas de horários (10h30 às 12h e 14h às 15h), mediante agendamento prévio no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/museumargs).

Clique aqui para ler a matéria completa.