Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrono e inclusão da categoria Tradução: novidades no Prêmio Minuano 2020

Publicação:

Troféu Minuano de Literatura 2019
Troféu Minuano de Literatura 2019 - Foto: Solange Brum
Ascom IEL

O Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lança a 3ª edição do Prêmio Minuano de Literatura, em onze categorias. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita.
 
As inscrições ocorrem de 20 de maio a 30 de junho. Regulamento e anexos estão disponíveis no blog do IEL (ielrs.blogspot.com). Mais informações podem ser obtidas nos e-mails andrearussomano@gmail.com ou iel@sedac.rs.gov.br, e também pelo telefone (51) 3314-6450 ou WhatsApp (51) 99196-5230.
 
Quem pode participar
 
Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer de 2019 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção, Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático, Tradução e Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros).

Comissão Organizadora
 
A comissão organizadora será composta por titulares do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As comissões de seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria.
 
Já as comissões finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura, em local e data a serem definidos.
 
Inscrições 
 
Podem ser enviadas pelo correio ou entregues na sede do IEL (R. André Puente, 318, Porto Alegre). Caso sejam entregues diretamente, podem ser deixadas na portaria, em horário comercial (8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) -  mesmo durante o período de isolamento social.
  
Patrono

Nesta edição, o Prêmio Minuano de Literatura terá como patrono o escritor Sérgio Faraco. Nascido em Alegrete, em 1940, Faraco é um dos mais destacados autores gaúchos contemporâneos, com obras de contos, crônicas e não-ficção histórica, vencedor de prêmios como o da Academia Brasileira de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Associação Gaúcha de Escritores e Açorianos.
Secretaria da Cultura