Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA Jovem estreia em 2025 com programação ampliada e bolsas de estudos

Parceria da Sedac com a Fundação Pablo Komlós trará apoio financeiro e pedagógico a estudantes e profissionais da música

Publicação:

Fotografia colorida de uma apresentação ao ar livre da orquestra OSPA Jovem. A imagem mostra vários músicos concentrados tocando instrumentos de corda, como violinos e violas. Todos estão vestidos com roupas escuras e partituras estão apoiadas à frente deles. A expressão dos músicos indica concentração e envolvimento com a performance.
OSPA Jovem, orquestra de alunos avançados da Escola de Música da OSPA, terá bolsas de estudo em 2025 - Foto: Cesar Lopes / PMPA
Por Ascom Ospa | Edição: Ascom Sedac

A OSPA Jovem, orquestra de alunos avançados da Escola de Música da OSPA, dá início à Temporada 2025 com um concerto especial nesta terça-feira (29/4), às 20h, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA. A apresentação inaugura uma série que terá pelo menos 10 concertos gratuitos, apresentados pelo grupo ao longo do ano, marcando o início de uma transformação muito aguardada pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fundação OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). 

Pela primeira vez, após os 11 anos de existência da OSPA Jovem, os estudantes poderão receber bolsas de estudo oferecidas por meio de parceria entre a Fundação Pablo Komlós e a Sedac. Intitulado Academia de Música Clássica, o projeto de apoio financeiro e pedagógico é inspirado em programas de formação e retenção de talentos das maiores orquestras jovens nacionais e internacionais.

Ao longo de 11 anos, mais de 400 estudantes já passaram pela OSPA Jovem. A partir de 2025, os integrantes terão direito ao auxílio financeiro, que será ofertado para os ocupantes das 80 vagas, e permitirá que esses jovens músicos tenham maior dedicação à rotina de ensaios e à formação complementar teórica. Os primeiros integrantes já foram selecionados e uma nova chamada será realizada nos próximos dias por meio de lançamento de edital público.

Segundo o diretor da escola e músico da OSPA Diego Grendene, a Academia de Música Clássica representa "a realização de um sonho” que impulsiona um processo de fortalecimento pedagógico e administrativo na Escola de Música da OSPA. Além das bolsas, o projeto viabilizou a contratação de professores e funcionários, a ampliação de ensaios e a oferta de formação complementar para alunos avançados. “Tínhamos uma série de necessidades, e isso fará uma grande diferença. Estamos colocando em funcionamento um projeto com impacto significativo. O fato de receberem uma bolsa permite que os alunos permaneçam mais tempo na escola”, afirma Grendene.

Concerto inaugural e Temporada 2025

A estreia da OSPA Jovem em 2025, agendada para terça-feira (29/4), prevê um repertório animado que visita algumas das obras mais conhecidas do cânone da música clássica. Do “pai da sinfonia”, Joseph Haydn (1732-1809), a Orquestra executa a "Sinfonia nº 88". De Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), a Orquestra toca a folclórica "Marcha Turca", muito popular em sua versão para piano, e as "Seis Danças Germânicas". A regência é do maestro da OSPA Jovem, Arthur Barbosa, e a entrada é franca, por ordem de chegada.

O concerto inaugural da temporada integra uma proposta curatorial que abrange mais de 10 concertos que serão realizados entre abril e dezembro. A maioria das apresentações será realizada nas terças-feiras à noite e terá entrada gratuita. Os repertórios percorrerão diferentes períodos da história da música. “Teremos uma programação diversificada, com foco no caráter didático, educativo e na formação de plateia”, destaca o maestro Barbosa.

Em 2025, a OSPA Jovem busca consolidar-se como referência entre as orquestras jovens do Estado, promovendo a vivência artística de seus integrantes e ampliando o acesso à música orquestral. A temporada também contará com programas de temáticas populares, apresentações com coro e solistas convidados, além dos tradicionais concertos didáticos realizados no segundo semestre, voltados a estudantes da rede pública. Entre os destaques da programação estão concertos dedicados à música brasileira, ao romantismo e ao impressionismo com enfoque na produção francesa. 

Secretaria da Cultura