Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ e RS Criativo lançam edital de ocupação do Espaço Vitrine 2023

Publicação:

Edital Vitrine 2023
Edital Vitrine 2023 - Foto: Divulgação - CCMQ

Estão abertas as inscrições para a ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo ao longo de 2023. O edital destina-se às pessoas jurídicas do setor criativo de todo o estado do RS, tais como artistas, artesãos e artesãs, designers e outros criadores e criadoras cuja produção possa ser exibida e/ocomercializada no espaço localizado no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Serão aceitas propostas individuais e coletivas.

 O projeto é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo RS Criativo, respectivamente instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). 

Nas duas últimas edições, o espaço foi ocupado por artistas e coletivos que trouxeram projetos autorais de arte urbana e arte contemporânea, iniciativas sobre plantas e ervas da cultura afro-brasileira, artesanato Mbyá-Guarani, um projeto da rede de bibliotecas comunitárias do RS, arte têxtil e muito mais.

Conforme aponta Carol Biberg, coordenadora do RS Criativo, a relevância do projeto está na multiplicidade que ele proporciona. “O Espaço Vitrine tem apresentado à população gaúcha a diversidade de suas criações e inovações. Foram diferentes projetos descobertos, que não apenas fomentam a economia criativa como também oportunizam que pessoas trans, pretas e demais participantes estejam literalmente na vitrine de um dos locais mais visitados e amados de Porto Alegre”, ressalta. “Nesta edição vamos privilegiar os coletivos, impactando ainda mais os criativos do Estado”, completa Biberg.

O espaço da CCMQ poderá ser utilizado para venda e comercialização de produtos, bem como para outras atividades, como mostras, oficinas, experimentos criativos variados e ateliê de trabalho aberto ao público. Serão selecionadas quatro propostas ao longo deste ano, que receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 4 mil cada. O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo oferece uma área envidraçada de 30 m², com mobiliário expositivo e iluminação adequada. A seleção irá priorizar propostas que tenham relação com as artes, a cultura e a economia criativa; que proponham inclusão social, sustentabilidade e colaboração; que gerem diálogos com o público e atraiam a população. Também serão considerados critérios como autenticidade e representatividade; criatividade e ousadia; e projetos autorais e sustentáveis; bem como a adequação do projeto às condições do edital e à estrutura física do espaço. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até 20 de abril, conforme as disposições do edital, disponível neste link. O resultado da seleção será divulgado até 25 de abril. Para tirar dúvidas, os proponentes poderão fazer contato pelo e-mail vitrineccmq@gmail.com.

Serviço

Edital de Ocupação do espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo 2023

Inscrições gratuitas: até 20/04 
Divulgação dos selecionados: até 25/04 
Edital disponível: no link
Dúvidas: vitrineccmq@gmail.com

Texto: Luísa Kiefer | Ascom CCMQ
Edição: Silvia Martins | Ascom Seda

Secretaria da Cultura