Obras de Beethoven e Piazzolla estão na programação da Casa da OSPA no final de semana
Apresentações serão as últimas do ano na Casa da OSPA
Publicação:
Na reta final da Temporada 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará no próximo final de semana os dois últimos eventos do ano em sua sede, a Casa da OSPA. No sábado (09), às 17h, a Sala Sinfônica receberá dois convidados internacionais, a pianista japonesa Yu Kosuge e o maestro peruano David Del Pino Klinge, para o concerto Beethoven & Bartók. Os ingressos estão à venda pela Sympla, com valores entre R$10 e R$50. No domingo (10), às 18h, o grupo Piazzolla a Seis apresentará um recital gratuito com os maiores sucessos do mestre argentino. Mais detalhes sobre os dois eventos abaixo.
Sobre o concerto Beethoven & Bartók
No programa deste sábado (09), a OSPA trará dois ícones da música de concerto de eras e estilos completamente distintos: o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o húngaro Béla Bartók (1881-1945). O maestro peruano David Del Pino Klinge, diretor artístico da Orquestra da Universidade de Santiago do Chile, foi convidado para reger a apresentação.
Na segunda parte do concerto, a OSPA executará o Concerto para Orquestra, de Béla Bartók, um dos maiores compositores do século 20, além de pianista e etnomusicólogo. A obra foi escrita em 1944, quando o autor vivia exilado nos Estados Unidos devido à ascensão do nazismo em sua terra natal, a Hungria. Em vez de dedicar a obra a um só instrumento, como é usual para “concertos”, Bartók a compôs para toda a orquestra. Sua intenção foi dar destaque a todos os instrumentos, tratando-os como solistas em momentos alternados.
Detalhes e curiosidades sobre o repertório da apresentação poderão ser conferidos na palestra Notas de Concerto, que será ministrada pelo pianista Max Uriarte às 16h de sábado, na Sala de Recitais. A conversa e o concerto também podem ser prestigiados de casa e gratuitamente, pelo canal da Orquestra no YouTube.
Sobre o recital Piazzolla a Seis
No último evento da Série Música de Câmara em 2023, o grupo Piazzolla a Seis apresentará uma seleção das obras mais lembradas de Astor Piazzolla (1921-1992). Estarão no programa Libertango, Adiós, Nonino, Oblivion e Las Cuatro Estaciones Porteñas. O grupo Piazzolla a Seis é formado pela pianista Olinda Allessandrini (piano) e pelos músicos da OSPA Brigitta Calloni (violino), Robert Cruz (violino), João Senna (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Luciano Dal Molin (contrabaixo). O evento ocorrerá no domingo, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.
Serviço
Concerto da Série Casa da OSPA – Beethoven & Bartók
Data: 09/12
Início do concerto: 17h - Palestra Notas de Concerto 16h, com Max Uriarte
Local: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)