Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Exposição “Desvio” é organizada por pessoas trans que atuam na CCMQ

Publicação:

Tecido(I) detalhe David Ceccon foto David Ceccon (1)
Tecido - detalhe - Foto: David-Ceccon
Por Ascom | CCMQ Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura na sexta-feira, (27/01), a exposição “Desvio”. A mostra reúne trabalhos em diferentes linguagens, como desenho, escultura, vídeo e pintura, assinados pelos artistas David Ceccon, Lael Peters e Vicente Lara. As obras ocupam o espaço Marilene Bertoncheli, no térreo, e o Laboratório Fotográfico Vania Toledo, no 3º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico).

A exposição “Desvio” se propõe a suscitar um novo olhar para a produção artística e teórica feita por pessoas transidentitárias. O projeto foi elaborado e executado por pessoas trans e não binárias que colaboram com as atividades da CCMQ. Gustavo Deon e Sue Gonçalves assinam o texto curatorial da mostra, que também conta com Daniel Corrêa da Silva e David Ceccon na equipe responsável pela exposição.

“Desvio” apresenta obras que partem da poética do cotidiano, do aproveitamento do tempo e da justaposição do figurativo e do abstrato. A iniciativa integra a série de programações do Janeiro Lilás, realizadas pelas instituições da Sedac, com o objetivo de sensibilizar a sociedade a naturalizar a existência da diversidade de gênero e combater estigmas e preconceitos em torno de identidades de gênero trans e travesti.

A secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, destaca que, ao ser organizada por pessoas trans que atuam na CCMQ, a exposição “Desvio” adquire outra camada de significado. “A iniciativa de agentes culturais que atuam na instituição amplifica o significado de inclusão e visibilidade, políticas efetivas e consolidadas na Casa de Cultura Mario Quintana e demais instituições da Sedac”, observa Gabriella.

Exposição “Desvio”

Abertura: 27 de janeiro | sexta-feira

Horário: 19h

Visitação: diariamente, das 10h às 20h

Onde: Espaço Marilene Bertoncheli (térreo) e Laboratório Fotográfico Vania Toledo (3º andar) da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico)

Secretaria da Cultura