Theatro São Pedro celebra Semana Nacional da República Tcheca com Check Accordion Trio

Músicos tchecos trazem a versatilidade do acordeão em concerto inédito

TBfoto velke 021
O trio foi formado em 2017 enquanto estudavam acordeão na Academia Nacional de Música da Dinamarca - Foto: TBfoto-velke
Por Ascom | Theatro São Pedro Edição: Silvia Martins | Ascom sedac

O Check Accordion Trio, da República Tcheca, se apresentará no Theatro São Pedro, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), na quarta-feira, (01/11), às 20h, em parceria com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro. O trio é composto por Markéta Laštovičková, Marie Čejnová e Michal Karban, músicos tchecos especializados em acordeão clássico. Com uma abordagem surpreendente e diversificada, eles exploram diferentes estilos musicais, como música clássica, música dos Balcãs, tango argentino e música experimental minimalista.

Os ingressos para o concerto serão mediante 2 unidades de materiais de higiene e limpeza, que serão destinados ao Vale do Taquari. A retirada dos ingressos poderá ser feita na recepção do Multipalco, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.

Formado em 2017, enquanto estudavam acordeão na Academia Nacional de Música da Dinamarca, o Check Accordion Trio é resultado da supervisão da renomada professora Jytte von Rüden. O grupo busca explorar as diversas possibilidades sonoras do acordeão, um instrumento geralmente associado à música folclórica, mas ainda pouco explorado na música clássica. O repertório do trio é variado, abrangendo diferentes épocas e estilos musicais, como barroco, classicismo, música balcânica e tango argentino.

A apresentação no Theatro São Pedro faz parte da primeira turnê brasileira do trio, que passará por diversas cidades, como Paraty, Pirenópolis, Goiânia, Brasília, São Paulo, Novo Hamburgo e Nova Petrópolis. Em Porto Alegre, o Check Accordion Trio terá a participação especial da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, sob a regência da maestrina Keliezy Severo. O evento conta com o apoio da Associação Cultural Tcheco-Brasileira em Porto Alegre.

Sobre os integrantes

Markéta Laštovičková é uma das mais importantes acordeonistas da nova geração. Após concluir o mestrado na Academia Nacional de Música da Dinamarca, ela continuou seus estudos de doutorado na Academia das Artes Cênicas de Bratislava, na Eslováquia. Entre suas maiores conquistas estão os primeiros lugares em concursos internacionais em Portugal, Sérvia, Itália, Alemanha, Rússia, Croácia, entre outros países. Ela foi a primeira intérprete da história a apresentar um recital de acordeão no festival Primavera de Praga, na República Tcheca. Além de sua carreira como intérprete, Markéta também se dedica à composição e ao ensino de acordeão.

Marie Čejnová se dedica não apenas à música clássica, mas também às interpretações de acordeão no jazz. Atualmente, ela trabalha como professora no Conservatório de Pilsen, onde ensina principalmente acordeão cromático. Além disso, ela pesquisa formas de inclusão de pessoas com deficiência física ou psíquica por meio da musicoterapia.

Michal Karban está atualmente concluindo sua pós-graduação em acordeão na Academia Nacional de Música da Dinamarca. Ele é professor credenciado pelo Ministério da Educação da República Tcheca na área de acordeão. Além disso, ele atua como gerente de relações públicas da Filarmônica de Pilsen e é o distribuidor exclusivo das marcas italianas de acordeões Pigini e Fisitalia para a República Tcheca e Eslováquia.

Apresentação do Check Accordion Trio

Local: Theatro São Pedro - Praça Marechal Deodoro - s/nº. Porto Alegre