Intercâmbio cultural marca a primeira agenda em Ijuí
Publicação:

A aproximação Brasil-Letônia foi o primeiro assunto tratado na 6ª agenda de interiorização da Sedac, em Ijuí. O prefeito Valdir Heck e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sergio Corrêa, convidaram a secretária Beatriz Araujo para participar de encontro com a Comitiva da Letônia. Participaram o prefeito de Jaunjelgavas, Guntis Libeks, a esposa Mara Libeka, e Aigars Strauss - considerado uma espécie de embaixador de Ijuí na Letônia.
O prefeito de Ijuí deu início às conversas ressaltando os investimentos empresariais, em serviços e em cultura no município.
No decorrer de sua formação histórica, Ijuí apresentou a contribuição de indígenas, negros, imigrantes alemães, italianos, poloneses e, inclusive, de diversas regiões da Ásia.

Esta é a terceira vez que Beatriz está na região desde que assumiu a Secretaria da Cultura e aproveitou para destacar projetos já em curso. “Estamos formalizando com a Unesco um acordo de cooperação que poderá facilitar o intercâmbio cultural com outros países e, lógico, com os que já são parceiros, o que permitirá ampliar essas trocas.”
A secretária ressaltou, ainda, o compromisso do governo do Estado com a economia criativa. “Acreditamos que a economia do Estado pode ser alavancada através deste segmento .”
Da reunião, Beatriz seguiu para o gabinete da prefeitura, onde dá sequência às agendas de interiorização, recebendo agentes de cultura de Ijuí e região até as 16h.