Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado promove exposição com documentos internos do período da Ditadura Militar

Projeto é resultado de pesquisa de alunos de História da UFRGS e do Setor Educativo da BPE

Publicação:

Imagem de uma mesa de madeira com várias folhas de papel datilografadas espalhadas. Algumas folhas possuem texto oficial, com assinaturas e selos, enquanto outras apresentam listas de itens numerados. No canto inferior esquerdo, aparecem duas mãos protegidas por luvas descartáveis, manuseando cuidadosamente os documentos. O ambiente ao fundo é de madeira envernizada, com parte de um móvel curvado visível na parte superior da imagem. No canto superior direito, parte de um pé calçado é parcialmente visível.
Mostra conta com arquivos da BPE referentes ao período de 1963 a 1967 - Foto: Elisa Schneider Venzon/Divulgação BPE
Por ascom bpe I edição: ascom sedac

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) inauguram neste sábado (7/12), às 11h, a exposição “60 anos do golpe: por dentro da Biblioteca Pública”. Os documentos retratam o cotidiano da BPE no contexto da Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada no Setor RS, 2° andar da Biblioteca, de segunda-feira a sábado, até 31 de março de 2025.

O projeto, iniciado em 2023, teve como base pesquisas do acervo institucional da BPE referente ao período de 1963 a 1967. Entre os documentos encontrados, destaca-se uma grande quantidade de informações sobre doações de livros pelo Consulado Americano, com um direcionamento ideológico preciso; alguns itens demonstrando a presença da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID); e um conjunto de documentos enviados pelo III Exército propondo a constituição de uma “Biblioteca Democrática”, pautada por princípios anticomunistas. “Ou seja, documentos que retratam a influência norte-americana nesse período na construção ideológica do acervo da BPE”, explica a responsável pelo Núcleo Educativo da Biblioteca, Fernanda Stürmer.

Segundo ela, essa documentação exemplifica “como ações cotidianas estavam imbricadas pelas disputas ideológicas da Guerra Fria, apoiaram e justificaram uma ditadura civil-militar, que perseguiu, torturou e assassinou pessoas durante mais de 20 anos em nosso País. Nessa perspectiva, a exposição traz para o debate esse tema que necessita ser lembrado e problematizado para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, ressalta Fernanda.

O trabalho foi realizado através do projeto de extensão Oficina de História, coordenado pelos professores do Departamento de História da UFRGS, em parceria com o Setor Educativo da BPE, envolvendo estudantes, professores e servidores de ambas as instituições.

Serviço
Exposição “60 anos do golpe: por dentro da Biblioteca Pública”
Quando: Sábado (7/12), às 11h
Onde: Setor RS da Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190, Centro de Porto Alegre/RS)
Visitação Pública: De segunda a sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, até 31 de março de 2025
Entrada gratuita

Secretaria da Cultura