Pedrinho Figueiredo e Luiz Mauro Filho prestam homenagem à bossa nova no Chapéu Acústico
Dupla apresenta o concerto “Dois na Bossa” na Biblioteca Pública do Estado
Publicação:

O Chapéu Acústico desta quinta-feira (23) conta com um tributo ao movimento da Bossa Nova. Os responsáveis pelo espetáculo são Pedrinho Figueiredo (flauta e sax soprano) e Luiz Mauro Filho (piano), com o show Dois na Bossa, uma referência ao álbum de mesmo nome lançado por Elis Regina e Jair Rodrigues em 1965. A apresentação é às 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE).
O repertório inclui músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Paulo Sérgio Valle, Marcos Valle, Maurício Einhorn, Durval Ferreira, Chico Buarque, além de compositores gaúchos, como Paulo Dorfman e Daniel Sá, e obras autorais. Será uma apresentação de música instrumental, com novos arranjos e harmonias revisitadas, enquanto abre espaço para a improvisação.
Destaques
Pedrinho Figueiredo é natural de Teresópolis/RJ e está radicado em Porto Alegre. O flautista, saxofonista, arranjador, compositor e produtor de 52 anos participou de mais de 400 gravações, em aproximadamente mil músicas. Faz arranjos para Orquestra de Câmara da Ulbra, Ospa, Banda Municipal de Porto Alegre e várias formações pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Como membro do grupo de Renato Borghetti, realizou cerca de 400 quatrocentos concertos na Europa e também assina também desenho de som, trilha sonora, mixagem e captação de áudio de vários filmes e documentários.
Luiz Mauro Filho estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman e cursou Bacharelado em Piano na Ufrgs. Recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou de trabalhos de Nei Lisboa, Guinga, Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena, Loma, Lourdes Rodrigues, Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira, James Liberato, Júlio Herrlein, Jorginho do Trumpete, Henry Lentino, Maria Helena Andrade, Grupo Vocal Muito Prazer, Grupo Vocal Mandrialis, Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão, Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik, Delicatessen, Pedro Mariano, entre muito outros. Compõe temas instrumentais e arranjos para outros compositores. Como compositor, teve a canção Piu-piu como 3ª colocada do I Festival de Música Instrumental do RS/1996. Recebeu o premio de Melhor Instrumentista no Festival Moenda Instrumental.
Chapéu Acústico
Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da BPE - instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) - com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores(as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.
Serviço - Chapéu Acústico: Dois na Bossa
Dia: 23 de novembro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, nº 1190 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Contato: com Marcos Monteiro (telefones 3013-2236 e 99935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br)
Contribuição espontânea
Locais
-
Rua Riachuelo, 1190
Porto Alegre - RS - Brasil
90010-273
Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 17h
E-mail: Geral: bpers1871@gmail.com e o da Comunicação: bpe.imprensa@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors/
Instagram: https://www.instagram.com/bpe.rs/
URL: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/
E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br
WhatsApp: (51) 98594-9135