CCMQ inaugura terceira edição do projeto Índice Remissivo
Unindo artes visuais e literatura, a iniciativa tem como convidada a artista Manoela Cavalinho
Publicação:

A terceira edição do projeto Índice Remissivo, com Manoela Cavalinho como artista convidada, será aberta na próxima terça-feira (19), às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O projeto é uma proposição curatorial de Taís Cardoso e Daniel Galera.
Com a intenção de refletir sobre a colaboração entre os campos das artes visuais e da criação literária (ficcional e não ficcional), Índice Remissivo consiste em uma instalação composta por uma exposição individual combinada a uma estante de livros. Como parte do projeto, o artista convidado é estimulado pelos curadores a compartilhar com o público uma lista de livros importantes para a sua formação e trajetória ou que componham sua pesquisa atual. No espaço expositivo, obras literárias e obras de arte dividem o espaço, propondo caminhos para pensar o atravessamento entre os campos a partir de uma poética específica.
"Os três artistas convidados para o projeto foram escolhidos considerando que teriam um repertório de leituras interessante para compartilhar junto a sua produção artística. No caso da Manoela, ela foi pensada especialmente pela relação que estabelece com a repressão e a violência reincidentes em nosso país, que tornam as experiências políticas invisíveis, ao que ela responde com uma sensibilidade que deixa espaço para nossa imaginação", afirma Taís Cardoso.
A respeito da estante de livros que acompanha a mostra, Manoela será a primeira artista a trazer livros que não falam da sua formação e trajetória, mas sim dialogam com sua pesquisa poética em andamento. "Um aspecto interessante é que a Manoela escolheu ocupar a estante com narrativas que se passam em diferentes cidades do interior do Rio Grande do Sul e que vão trazer toda uma atmosfera para as obras que ela estará expondo, que foram desenvolvidas considerando que seriam expostas com esses livros", conta Taís.
Além da exposição, haverá uma oficina de escrita, em dois encontros, conduzida por Daniel Galera a partir das obras de Cavalinho, em data a ser divulgada posteriormente.
O projeto conta com o apoio das livrarias Taverna e Beco dos Livros, onde estarão à venda algumas das obras literárias apresentadas no espaço expositivo. O acervo de livros do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e da Biblioteca Erico Verissimo também serão usados pelo projeto. Após o período expositivo, alguns dos livros também estarão à disposição para ser emprestados pela Biblioteca, localizada no terceiro andar da CCMQ, estimulando, assim, o trânsito e o diálogo entre os espaços que compõem a Casa de Cultura e seus arredores. A CCMQ tem patrocínio direto do Banrisul.
Sobre a artista
Manoela Cavalinho é doutoranda em Artes Visuais na UERJ, mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS e graduada e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Trabalha em diversos meios e aborda a memória pessoal e suas intersecções com a memória social e histórica. Gosta de caminhar e talvez por isso realize intervenções urbanas. Já trabalhou como arte-educadora em instituições manicomiais e em CAPS e foi produtora de rádio.
Sobre os curadores
Daniel Galera é escritor e tradutor. Tem oito livros publicados, entre eles O deus das avencas (2021), Barba ensopada de sangue (2012, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura) e Mãos de Cavalo (2006), todos pela editora Companhia das Letras.
Taís Cardoso é mestre em História, Teoria e Crítica de Arte e bacharel em Ciências Sociais, ambos pela UFRGS. Atua escrevendo, pesquisando e organizando exposições sobre arte contemporânea.
Serviço
Projeto Índice Remissivo, terceira edição – Manoela Cavalinho (proposição e curadoria de Taís Cardoso e Daniel Galera)
Data: 19/12
Horário: 18h
Local: Espaço Maria Lídia Magliani, no 5º andar da CCMQ (R. dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)