Cursos de capacitação do RS Criativo começam na próxima terça-feira

foto hub Criativa 3
Espaço Hub criativa.
Por Rafael varela/Ascom Sedac

Está marcado para a próxima terça-feira (11), das 13h às 17h, o começo das capacitações do programa RS Criativo – da Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna/PUC) e Secretaria Especial da Cultura (Ministério da Cidadania). Programa estratégico de governo, o RS Criativo recebeu a missão de ser ampliado na gestão do governador Eduardo Leite e será sediado no Hub Criativa Birô (3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana).

As capacitações iniciarão com nove cursos.  Para o mês de junho são 630 vagas disponíveis. Número que deve se repetir, a cada mês, até dezembro. Até o momento já há mais de 400 inscritos. Dia 30 de maio foi lançado o Edital de Chamamento Público do Ciclo de Residência Criativa, disponível para inscrições no site da secretaria da Cultura –  www.cultura.rs.gov.br – até o dia 30 de junho.  O número projetado para a Residência é de 30 empreendimentos, que utilizarão a estrutura do hub até o final deste ano.

O Ciclo de Residência terá início na segunda quinzena de julho. Cada empreendedor apresentará uma proposta de, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 90. Será o empreendedor quem definirá o turno, os dias e as horas de trabalho. O hub oferecerá 100 horas de consultorias especializadas neste período. No fim de dezembro, um novo edital deve ser lançado para o Segundo Ciclo de Residência Criativa.

foto hub Criativa
Espaço Hub criativa.

1º workshop

Desenvolvendo Soluções para Problemas Reais é o título do workshop que dará início aos trabalhos no Hub Criativa Birô, terça (11), das 13h às 17h. Serão 4 horas/aula, que tem como objetivo despertar nas pessoas o ímpeto empreendedor para o desenvolvimento e aprendizado de negócios criativos, através da solução de problemas reais que a indústria criativa enfrenta. As aulas serão ministradas pelo professor Lucas Roldam, professor e coordenador do curso de Administração – linha de formação em Inovação e Empreendedorismo da Escola de Negócios da PUCRS.

Caravana em Pelotas

O RS Criativo vai percorrer o estado em nove caravanas de interiorização da Sedac, oferecendo cursos, oficinas e workshops.  A primeira será dia 13 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas, das 14h às 18h30. A capacidade do local é de 60 lugares e a participação se dará por ordem de chegada e de forma gratuita. O foco são agentes culturais e empreendedores na área da economia criativa. O Sistema Pró-cultura e a elaboração de projetos, economia criativa como eixo de desenvolvimento regional e local, mercado cultural e novos formatos de captação de recursos serão os temas abordados.