Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA e convidados realizam concerto gratuito “Jobim Sinfônico” no Araújo Vianna

Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra se juntam à Orquestra para interpretar grandes canções de Tom Jobim

Publicação:

Evandro Matté regendo a OSPA em 20 05 2023  crédito Vitória Proença, divulgação OSPA
Evandro Matté regendo a OSPA em maio de 2023 - Foto: Vitória Proença - Divulgação OSPA
Por Ascom | OSPA Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O concerto Jobim Sinfônico, que homenageia o legado de Tom Jobim (1927-1994), será realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no Auditório Araújo Vianna na próxima quinta-feira (28), às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser obtidos através do Sympla a partir desta sexta-feira, 22 de março de 2024, às 14h.  A regência será de Evandro Matté e haverá a presença de diversos convidados especiais, dentre eles o pianista Daniel Jobim, neto do compositor, o violonista Mario Adnet, ganhador do Grammy, e o cantor Zé Ibarra, da banda Bala Desejo. Este concerto faz parte da Série Especial da OSPA e é uma homenagem aos 50 anos da TVE-RS. 

 "Jobim Sinfônico" é um projeto original de Paulo Jobim (1950-2022), filho de Tom, e Mario Adnet, responsável pela direção musical. Eles reuniram partituras originais de Tom Jobim e arranjos orquestrais de suas músicas em um álbum duplo e DVD que ganhou o Grammy Latino em 2004. O projeto já foi apresentado ao vivo em diversas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos e Holanda, com repertório, orquestra e solistas variando em cada apresentação. 

Em Porto Alegre, "Jobim Sinfônico" será interpretado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regida por Evandro Matté. Os solistas que se apresentarão no Araújo Vianna incluem o pianista Daniel Jobim, o cantor Zé Ibarra e o violonista Mario Adnet, além de um quarteto vocal formado por Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. O repertório inclui sucessos como "Saudade do Brasil", "Águas de Março", "Chovendo na Roseira" e "Garota de Ipanema". 

O maestro Evandro Matté expressa sua satisfação em executar as músicas de Tom Jobim com a OSPA, destacando a combinação da música brasileira com os variados timbres da orquestra. Mario Adnet, responsável pelos arranjos, ressalta a riqueza sonora das músicas e o cuidado em equilibrar os diferentes instrumentos para realçar a grandiosidade das composições de Tom Jobim. 

Tom Jobim, conhecido como "maestro soberano", era um músico que transitava entre a música popular e erudita, tendo influências de compositores como Debussy, Chopin e Ravel. Adnet destaca a formação musical de Jobim e a facilidade de adaptar suas músicas para a sonoridade de uma orquestra. 

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Mario Adnet (solista – direção musical, violão e voz)

Compositor, arranjador, violonista e produtor carioca, tem se revezado entre sua produção pessoal e um mergulho profundo nas obras de autores-chave da música nacional como Villa-Lobos, Tom Jobim, Moacir Santos, Dorival Caymmi, Baden Powell e Luiz Eça. Adnet é vencedor de oito Prêmios da Música Brasileira. Ganhou duas vezes o Grammy Latino, em 2021, como produtor do single “Talvez”, de Caetano Veloso (na categoria Gravação do Ano), e em 2004, com Paulo Jobim, por “Jobim Sinfônico”, também indicado ao Grammy Americano em 2005 na categoria Crossover. Mario Adnet recebeu outras 6 indicações ao Grammy Latino por “Jobim Jazz ao Vivo” (2016), “Dorival Caymmi Centenário”, com Dori Caymmi (2015), “Um Olhar Sobre Villa-Lobos” (2013) e “Choros & Alegria – Moacir Santos”, com Zé Nogueira (2006).

Daniel Jobim (solista – piano e voz)

Cantor, pianista e compositor, Daniel Jobim já gravou e se apresentou ao lado de artistas como Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Sting e Stevie Wonder. Em 1995, foi vencedor do Grammy Internacional, como produtor do disco "Antônio Brasileiro" de Antônio Carlos Jobim. Formou o grupo The Bridge e fez parte do Quarteto Jobim Morelenbaum. Em 2008, com a formação Trio Jobim, lançou o CD "Novas Bossas", em parceria com Milton Nascimento, apresentando-se no Festival de Jazz de Montreux. Na abertura das Olimpíadas Rio 2016, realizou performance de voz e piano, acompanhando o desfile de Gisele Bündchen. Em 2017, gravou com John Pizzarelli o álbum SINATRA & JOBIM @ 50. Em 2020, iniciou o projeto “Seu Jorge e Daniel Jobim interpretam Tom Jobim” com shows no Brasil e na Europa.

Zé Ibarra (solista – voz)

Zé Ibarra é cantor, compositor e musicista carioca, membro das bandas Dônica e Bala Desejo, com quem ganhou o Latin Grammy de melhor álbum pop em língua portuguesa em 2022. Em 2023, lançou seu primeiro projeto solo: “Marquês, 256”, disco acústico voz e violão gravado na escada de seu prédio no Rio de Janeiro. Zé acompanhou Milton Nascimento em suas duas últimas turnês: Clube da Esquina e a última turnê de música na qual também fez o show de abertura de todas as apresentações. Já se apresentou nos principais festivais do Brasil e do mundo, como Rock In Rio, Primavera Sound Barcelona, Coala Festival e saiu em turnê pela Europa e Japão com Bala Desejo e também solo. Atualmente, prepara-se para lançar o seu próximo álbum, com banda, e sua turnê solo no Japão.

Serviço

Série Especial – Jobim Sinfônico

Data: 28/03, quinta-feira
Início do concertoàs 20h -  Abertura das portas: às 18h30
Local: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685, Porto Alegre )

*Entrada franca

 

Secretaria da Cultura