Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Manuscrito inédito de Mario Quintana é adquirido pela Associação de Amigos da BPE

Descoberta será doada ao acervo da Biblioteca Pública do Estado para exposição ao público

Publicação:

Poema data do primeiro dia do ano de 1946
Poema data do primeiro dia do ano de 1946 - Foto: Divulgação | AABPE
Por Ariel Lopes | Ascom Sedac

Uma importante ação da Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) aproxima os apaixonados pela literatura de mais uma parte da obra do poeta Mario Quintana. A entidade adquiriu, em janeiro, o manuscrito de um poema inédito do escritor, datado de 1º de janeiro de 1941. Em breve, a peça integrará o acervo da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), e entrará em exposição.

Poética, também, a forma de sua descoberta: o manuscrito estava dentro da primeira edição de um livro do próprio autor, intitulado “Poesias” – quase como se ele mesmo escondesse o seu tesouro. As letras garrafais anunciam “Canção do Primeiro do Ano” no topo da página já amarelada, e a caligrafia marcante de Quintana transporta o leitor para observar, pelo movimento das horas, a chegada de um novo tempo. Um poema com o mesmo título já havia sido publicado, mas o conteúdo dos versos é totalmente diferente ao encontrado em 2022.

O achado foi feito a partir da compra do acervo de uma família pelo livreiro George Augusto. Ele, então, entrou em contato com o professor, crítico e presidente da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), Antonio Hohlfeldt, que trabalhou com Mario Quintana na redação do jornal Correio do Povo. Hohlfeldt imediatamente reconheceu a caligrafia inconfundível do poeta e, percebendo a importância da situação, entrou em contato com o presidente da AABPE,  Gilberto Schwartsmann, que comprou a peça.

“Fico feliz com a entrega do poema à Biblioteca, tornando-o um patrimônio público. Ele vem de uma importantíssima leva de poetas dos anos 30, mas nunca foi muito valorizado, por ser erroneamente considerado simples. A complexidade do Mario está justamente em fazer tudo parecer simples”, apontou Hohlfeldt.

Patrimônio público

No momento em que a AABPE adquiriu a peça,  Gilberto Schwartsmann entrou em contato com a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. A partir disso, iniciaram-se as tratativas para que o poema faça parte do acervo da Biblioteca e, posteriormente, fique em exibição na Casa de Cultura Mario Quintana, que possui uma área dedicada ao autor. A doação oficial ocorrerá na próxima segunda-feira (24/1), às 11h, na sede da BPE. “O Mario é um autor público. É uma joia que se acrescenta ao patrimônio do nosso estado”, pontua o presidente da Associação.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, aguarda com entusiasmo a doação. Bia coloca a parceria com a Associação de Amigos como um dos pontos mais relevantes do trabalho executado durante a gestão. “Acabamos de encontrar uma verdadeira preciosidade, e o trabalho de Mario Quintana não deve ficar escondido. Alegra-nos muito saber que, graças ao esforço da AABPE, em breve, será um tesouro de todos”, aponta a secretária.

Para um poeta que falou tanto sobre o tempo, não deixa de surpreender o fato de que Quintana consegue encantar o público com novidades mesmo tendo partido há muito. Para  Gilberto Schwartsmann, encontrar um de seus manuscritos ajuda a encurtar ainda mais essa distância. “É a mágica do original, que traz um sentimento de cumplicidade. E agora ficamos nós com o testemunho”, afirma.

Secretaria da Cultura