Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

IEAVI apresenta seleção de artistas incentivados na última década

Publicação:

Natalia Schul Divulgação IEAVi
Natalia Schul. Divulgacao-ieavi.jpg

 

Dia 21 de março, às 19h, o Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi (Rua dos Andradas, 736, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) inaugura a exposição “IEAVi: CATALISADOR DE TRAJETÓRIA”, na sala Augusto Meyer do instituto, com curadoria de Chico Soll e Henrique Menezes.

Sempre que adicionado a uma reação química, um catalisador acelera seus processos, tornando as interações mais eficientes. Desde sua concepção em 1990, o Instituto Estadual de Artes Visuais atua como esse agente ao incentivar a produção artística e promover a difusão, a discussão e a crítica da arte contemporânea no Rio Grande do Sul. O fomento à criação local ganhou novo fôlego com o lançamento do Prêmio IEAVi: a partir de 2011 foram apresentadas mais de 100 exposições nas galerias da Casa de Cultura Mario Quintana - Espaço Maurício Rosenblatt, Fotogaleria Virgílio Calegari e Sala Augusto Meyer. 

 

A trajetória do Instituto sempre foi guiada pela valorização da inovação: além da ampliação de públicos, estimulam-se novas linguagens e, sobretudo, manifestações de talentos emergentes em nosso Estado. Mais do que uma declaração de sua missão, a história recente confirma o êxito do IEAVi em sua vocação. Muitas foram as carreiras que despertaram no Instituto. Artistas que apresentaram sua primeira exposição ou que aprofundaram suas poéticas em mostras memoráveis. O critério de “novíssima geração” extrapola a simplificação geracional: para citar dois exemplos, foram selecionados nomes como Rogério Livi (1945) – físico e acadêmico que assume o fazer artístico em meados dos anos 2000 – e David Ceccon (1992), premiado por sua primeira individual e acumulando múltiplos reconhecimentos desde então.

 

Atuando como catalisador, o IEAVi intensifica a atividade cultural no Estado, potencializando suas dinâmicas de desenvolvimento. IEAVi: CATALISADOR DE TRAJETÓRIAS sugere um capítulo inicial dessa história, ainda com inúmeras carreiras a serem destacadas. Certamente, outros nomes são importantes para a memória (e o futuro) do Instituto Estadual de Artes Visuais – afinal, foram muitos os artistas que por aqui passaram.

 

Xadalu Ordem e Progresso Divulgação IEAVi
19110011-xadalu-ordem-e-progresso-divulgacao-ieavi.jpg

 

Raquel Magalhães Divulgação IEAVi 2 (1)
Raquel-magalhaes-divulgacao-ieavi.jpg

 

I%u0301o Halo XII Divulgação IEAVi 01 (1)
Halo-xii-divulgacao-ieavi.jpg - Foto: unknown
Raquel Magahlães Divulgação IEAVi 03 (1)
Raquel-magahlaes-divulgacao-ieavi-03-1.jpg

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição “IEAVi: CATALISADOR DE TRAJETÓRIAS”

ARTISTAS: Belony Ferreira, Bruno Borne, David Ceccon, Ío, Letícia Lampert, Letícia Lopes, Martin Heuser, Natalia Schul, Raquel Magalhães, Rogério Livi, Tiago Coelho e Xadalu.

CURADORIA: Chico Soll e Henrique Menezes.

QUANDO: Abertura dia 21 de março de 2019, às 19h.

ONDE: Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi, Sala Augusto Meyer (Rua dos Andradas, 736, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana)

VISITAÇÃO: Até 30 de junho de 2019, de terça a sexta das 10h às 18h, sábados e domingos das 12h às 18h.

CONTATO: 51 3216-9913 / E-mail: ieavirs@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/IEAVi/

Secretaria da Cultura