Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Aberta chamada pública para ocupação do Museu Julio de Castilhos

Período de inscrições, que iniciou nesta quarta-feira (22), segue até o dia 15 de março

Publicação:

Museu Julio de Castilhos (1)
O Museu Julio de Castilhos está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac

O Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está com inscrições abertas para solicitações de ocupação de seus espaços, incluindo sala multimeios, jardins e curadorias compartilhadas. O período da chamada pública, que iniciou nesta quarta-feira (22), segue até o dia 15 de março.

As propostas precisam ter relação com história, sociologia, museologia e antropologia, do Rio Grande do Sul ou do Brasil, nas seguintes modalidades: artes cênicas, música, literatura e cocuradoria das exposições permanentes.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail museujuliodecastilhos@gmail.com. Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público, desde que tenham natureza cultural, tais como empresas de produções artísticas, companhias, grupos ou coletivos, assim como pessoas físicas de todo o Brasil, qualificadas como "proponentes".

O edital e seus anexos estão disponíveis, na íntegra, no blog do Museu Julio de Castilhos (www.museujuliodecastilhos.blogspot.com) e aqui no site da Sedac. 


Sobre o museu

O Museu Julio de Castilhos, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, completou 120 anos no dia 30 de janeiro. Fundado em 1903, o Museu Julio, como é carinhosamente chamado, é a instituição museológica mais antiga do Rio Grande do Sul e a oitava do Brasil.

Este último aniversário foi marcado pela inauguração da exposição permanente “Aos 120 – nossa história”, pela entrega do hall de entrada totalmente restaurado e pelo lançamento do Catálogo de Restauros, que documenta os processos de revitalização de peças da coleção do museu no período 2020-2022.

Museu Julio de Castilhos (2)
As propostas para ocupação dos espaços podem ser para a sala multimeios, jardins e curadorias compartilhadas - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Secretaria da Cultura