MACRS apresenta a exposição “Próxima Pintura, Pintura Próxima”, em homenagem ao artista visual Gelson Radaelli

01   Espaço que Gelson Radaelli vinha usando como depósito abriga nova exposição de pintura e desenho  Luiza Schlegel (1)
Espaço utilizado por Gelson Radaelli para abrigar nova exposição de pintura e desenho - Foto: Luiza Schlegel
Por ASCOM | MACRS | Edição Silvia Martins | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), e a Associação dos Amigos do MACRS inauguraram neste mês, a exposição “Próxima Pintura, Pintura Próxima”. A mostra coletiva, com participação de 15 artistas, ocupa a Galeria Sotero Cosme e a Galeria Xico Stockinger, do MACRS, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico).

Uma parte da exposição, exclusivamente com obras de Radaelli, será apresentada no espaço que o artista usava como depósito, na Avenida Salgado Filho, no Centro Histórico da Capital. A sala, no Edifício Paraguay, funcionou como segunda sede do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) - também instituição da Sedac,  na década de 1970 e, há mais de 40 anos, não era usada como espaço expositivo. A curadoria da mostra é de Eduardo Veras e Felipe Caldas, professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

“Próxima Pintura, Pintura Próxima” apresenta-se como uma celebração da pintura em si e também das parcerias com outros artistas. Ao mesmo tempo, presta homenagem a Gelson Radaellli, falecido em novembro de 2020, no ano em que completava 60 anos. A mostra combina obras do acervo do MACRS, do Margs e de coleções de artistas, incluindo trabalhos inéditos, alguns deles concebidos especialmente para a ocasião.

A proximidade anunciada no título pressupõe diferentes camadas de sentido. “Próxima Pintura, Pintura Próxima” faz alusão a uma exposição que vinha sendo idealizada por Gelson Radaelli, Marilice Corona e René Ruduit, mas que não chegou a se delinear. Companheiros de ofício e geração, irmanados na paixão pelas possibilidades da figuração pictórica, não tiveram tempo de levar adiante o que imaginavam: algo que fosse uma espécie de continuidade das mostras Sobre tela (2001) e Pintura: modos de usar (2013), que haviam reunido pinturas de Adriano Rojas, Claudia Barbisan, Eduardo Haesbaert, Frantz, Gerson Reichert, Ricardo André Frantz e Richard John, entre outros artistas. Com a inesperada morte de Radaelli, a exposição que mal começava a se esboçar torna-se uma homenagem a ele. Daí a extensão do convite a Fabio Zimbres, que compunha com Radaelli e Haesbaert o grupo Casa do Desenho.

O mote curatorial “Próxima Pintura, Pintura Próxima” evoca, dessa forma, os projetos pendentes, apenas idealizados, a pintura mesma que está por se fazer, os laços afetivos e intelectuais que atam os artistas, as inquietações e os interesses que comungam, a conversa entre os próprios trabalhos e seus processos de invenção, os debates que emanam dali. Daí a presença, na exposição de pinturas, de desenhos e de trabalhos inacabados.

Outra camada se agrega pela aproximação desse primeiro grupo de artistas, que despontou entre os anos 1980 e 1990, como representantes de uma nova geração, também atuante no Estado e que, por vezes, têm ali uma referência. Nomes como Andressa Pacheco, Marcelo Bordignon, Mariana Riera e Pamela Zorn Vianna agregam trabalhos que atualizam questões ligadas à imagem figurativa e apontam para novas possibilidades da pintura na contemporaneidade.

A exposição, tanto nas galerias do MACRS, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, quanto na antiga sede do Margs, no Edifício Paraguay, tem entrada franca e pode ser visitada até 5 de fevereiro. As visitas no Espaço Radaelli estarão restritas às quintas-feiras, das 15h às 19h, mediante agendamento prévio pelo link

Exposição “Próxima Pintura, Pintura Próxima – Uma homenagem a Gelson Radaelli”

Onde: MACRS, Galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger, 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico) e Espaço Radaelli (Av. Salgado Filho, 233 - Centro Histórico de Porto Alegre)

Visitação: diariamente, das 10h às 18h, no MACRS. No Espaço Radaelli, às quintas-feiras, das 15h às 19h, mediante agendamento prévio pelo link