Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mês a Mês na História destaca em maio a luta dos trabalhadores e as artes plásticas

Publicação:

A exposição pode ser conferida no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, de 2 a 31 de maio, com entrada franca.
A exposição pode ser conferida no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, de 2 a 31 de maio, com entrada franca. - Foto: Divulgação
Por Mariângela Machado

A edição de maio do projeto do Arquivo histórico do Rio Grande do Sul - Mês a Mês na História - apresenta temas como a Abolição da Escravatura, o Dia do Trabalho e os Modernistas, além do Dia das Mães e a imigração italiana no estado. A exposição pode ser conferida no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, de 2 a 31 de maio, com entrada franca.

 

A p r e s e n t a ç ã o

Em maio destacamos elementos que se contrapõem e que se complementam. Para o Dia das Mães e da Imigração Italiana no Rio Grande, documentos que nos permitem imaginar os sentimentos e as expectativas. Na Abolição da Escravidão e no Dia do Trabalho, os registros das lutas pela dignidade dos trabalhadores. E, por fim, na homenagem aos artistas plásticos e à Bienal do Mercosul,  destacamos os Modernistas, que revolucionando a arte, valorizaram aspectos antes desprezados nas imagens brasileiras.

Pesquisa e realização: Rejane Penna Martins (Historiógrafa/AHRS), Vivian Eiko Fujisawa (Arquivista/AHRS) e Carlos Eduardo Pereira (Estagiário Curso História/AHRS).

Os registros das lutas pela dignidade dos trabalhadores são destacados em duas datas fundamentais: a Abolição da Escravatura e o Dia do Trabalho. E, no período da 11ª Bienal do Mercosul, os artistas plásticos são homenageados com  materiais sobre os Modernistas, na Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionaram a arte ao valorizar aspectos antes desprezados nas imagens brasileiras.  E os documentos sobre a imigração permitem imaginar sentimentos e expectativas em relação à nova terra, lembrando ainda o dia 20 de maio, data da imigração italiana no RS.

O projeto Mês a Mês na História incentiva a leitura de fontes primárias com a exposição de documentos originais do acervo do AHRS relacionados a contextos e assuntos importantes, que revelam um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. O desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna esse acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

 

 

Mês a Mês na História – edição de maio

De 02 a 31 de maio - de terça a domingo (9h às 19h)

Memorial do Rio Grande do Sul – Sala Múltiplos Usos (2º andar)

Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca.

 

Locais

Secretaria da Cultura