MARGS apresenta conversa com Wilson Cavalcanti
Exposição e bate-papo exploram a diversidade e a história do artista
Publicação:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta mais uma edição do programa "Conversas com artistas". Desta vez, o evento será com o artista Wilson Cavalcanti, no contexto da exposição individual "Wilson Cavalcanti - Os jardins que me habitam", atualmente em exibição no Museu.
A atividade ocorrerá no sábado (13), às 10h30, no Auditório do MARGS, e também contará com a participação dos curadores da exposição Felipe Caldas, curador convidado, e Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS.
Com um formato que mistura conversa e entrevista, o encontro abordará a produção e trajetória de Wilson Cavalcanti, juntamente com o processo curatorial e os bastidores da exposição. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia, com limite de 60 lugares por ordem de chegada.
A exposição
"Os jardins que me habitam" é a primeira a trazer uma compreensão mais abrangente e histórica sobre a produção artística de Wilson Cavalcanti (Pelotas/RS, 1950), o Cava. Contemplando os mais de 50 anos de trajetória do artista, sendo também a sua primeira individual apresentada pelo MARGS, a mostra apresenta uma abordagem que revisa e aprofunda o entendimento público de sua diversificada e extensa produção, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objeto.
Além de trazer a parte mais reconhecida e consagrada de seu trabalho, sobretudo o viés figurativo e expressionista em gravura e pintura, a exposição redimensiona sua obra ao trazer a público produções menos conhecidas, como seus desenhos-pinturas, suas pinturas-objetos, os procedimentos construtivos e os flertes com a abstração, assinalando a importância em sua poética pessoal e a relevante contribuição no contexto das transformações do meio de arte e das convenções do fazer artístico vivenciadas por sua geração na história da arte sul-rio-grandense.
Assim, a mostra revela um artista inquieto, polivalente, em constante produção e que pauta sua prática artística em grande parte pelo emprego de procedimentos experimentais e mesmo conceituais que desenvolve. São apresentadas mais de 200 obras, realizadas desde os anos 1970, incluindo parte de seus trabalhos que integram o Acervo Artístico do MARGS, onde está representado com mais de 30 obras.
Embora esteja presente na coleção e atuante em atividades e exposições do Museu nos últimos 50 anos, Wilson Cavalcanti ainda não havia tido na instituição uma mostra monográfica, de caráter panorâmico, histórico e retrospectivo, como esta dedicada à extensão e diversidade de sua produção e trajetória.
Dessa forma, "Wilson Cavalcanti - Os jardins que me habitam" é apresentada como parte de dois programas expositivos em operação no MARGS e que são interligados: "Histórias ausentes", voltado a resgates e reconsiderações históricas, e "História do MARGS como história das exposições", que aborda as intersecções entre a história institucional do Museu e as trajetórias de artistas.
A exposição é organizada e realizada pelo MARGS, com curadoria de Felipe Caldas e Francisco Dalcol, e produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do Museu.
O artista e os curadores
Wilson Cavalcanti, conhecido como Cava, é artista e professor, com atuação também como educador social. Desde o final dos anos 1960, desenvolve uma produção diversificada em desenho, gravura, pintura e objeto, em grande parte marcada pela abordagem figurativa de viés expressionista. Na produção de gravura em litografia e metal, predominam temas e questões de cunho social e político. Nas xilogravuras, a ênfase se relaciona ao erudito e ao imaginário popular. Em sua pintura, emprega procedimentos experimentais, utilizando materiais não artísticos e objetos, incluindo reaproveitamento de elementos naturais, industriais e resíduos/descarte.
Felipe Caldas é artista e professor, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS, e Francisco Dalcol é crítico e historiador da arte, curador, pesquisador, professor, jornalista e editor. Ambos possuem vasta experiência e produção intelectual em artes visuais.
Serviço
Conversa com Wilson Cavalcanti
Encontro com o artista e os curadores Felipe Caldas e Francisco Dalcol
Data: 13/01 - sábado
Horário: 10h30
Local: Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada: gratuita, com limite de 60 lugares, por ordem de chegada