Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Nota de Pesar: Ivo Bender

Publicação:

Ivo Bender
Dramaturgo e tradutor, Bender também foi presidente do Instituto Estadual do Livro (IEL)

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), em nome do secretário Victor Hugo, corpo diretivo, servidores e membros de vinculadas, lamenta o falecimento do dramaturgo e tradutor Ivo Bender. O velório está sendo realizado no Instituto Estadual do Livro (IEL) até as 17h, localizado na rua André Puente, 318, em Porto Alegre. O sepultamento será às 18h no Cemitério João XXIII. A Sedactel presta condolências e solidariedade aos familiares e toda classe artística.

Gaúcho de São Leopoldo, Bender começou a escrever para o teatro ainda na década de 60. Com influência do teatro do absurdo, usando o sobrenatural, a paródia e a ironia, Bender marcou suas obras pela forte crítica social. De duas fases distintas, “Quem Roubou Meu Anabela” e “Trilogia Perversa” são considerados os maiores sucessos do autor.

Ivo Bender foi diretor do IEL entre 1986 e 1987, e teve publicados pelo Instituto as obras: “Entrenós” (1976, em coautoria com Carlos Carvalho) “O cabaré de Maria Elefante” (1988), "Marcos IV, 23" (1988, em coautoria com Claudio Cruz), "Mulheres Mix" (2001) - vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura - Texto Dramático -, e duas coletâneas “Teatro escolhido" (1975 e 2005). Foi-lhe dedicado um volume da série de fascículos biobibliográficos “Autores Gaúchos” (IEL, 1984).

Secretaria da Cultura