Sedac cumpre agenda em Santa Maria

sm1
Visita aconteceu nesta quinta-feira (15) - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) segue em agenda por diversas cidades do RS. Nesta quinta-feira (15/7) a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, esteve em visita ao município de Santa Maria.

Beatriz foi recebida pelo prefeito, Jorge Pozzobom, pelo vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e pela secretária de Cultura do município, Rose Carneiro. A reunião teve como tema as políticas culturais de Santa Maria.

O município é um dos habilitados no novo auxílio emergencial aos trabalhadores da Cultura, um edital do Fundo de Apoio à Culura (FAC) em coinvestimento com os municípios, que também oferecerá capacitações desenvolvidas pelo Programa RS Criativo. "São seis módulos oferecidos aos contemplados. É um momento em que precisamos nos atentar para capacitações, pois em função da pandemia e da mudança de realidade, muitos dos trabalhadores que deixaram suas ocupações principais não poderão voltar a elas. É importante que esse nosso suporte não seja apenas financeiro", ressalta a secretária da Cultura.

A secretária também comentou sobre o planejamento da Sedac para o futuro. "Pretendemos lançar um edital por mês, abarcando todas as regiões do estado. Temos o cuidado de trabalhar com cotas regionais para levar o acesso à investimentos para todos."

O prefeito, Jorge Pozzobom, explicou a evolução que a área cultural tem alcançado no município. "É a primeira vez que temos uma secretaria que trabalha forte, com políticas plausíveis e executáveis de Cultura", afirma. A prefeitura já está trabalhando na revitalização do Centro Histórico de Santa Maria. O projeto está na primeira fase, com a obra do novo Calçadão Salvador Isaia, um centro comercial da cidade. A ação foi feita em contrapartida com duas empresas.

Beatriz se reuniu com o prefeito, o vice-prefeito e a secretária de Cultura de Santa Maria - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

A secretária também foi ao Theatro Treze de Maio, um marco da Cultura da cidade. Por lá, ela encontrou participantes de projetos do município contemplados pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, executado com recursos da Lei Aldir Blanc em parceria com a Fundação Marcopolo.

A agenda de visitas institucionais da Sedac segue durante o fim da semana. Na sexta-feira (16), o destino é a cidade de Santana do Livramento. No sábado (17), o roteiro de agendas encerra na cidade de Bagé.