Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Iecine abre inscrições para a Oficina Som Direto e Desenho de Som para Cinema

Publicação:

Oficina Som Direto
O curso visa desenvolver o aprendizado da te?cnica de operac?a?o de som - Foto: Maurício Borges de Medeiros
Por ASCOM | IECINE edição: Silvia Martins - Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Som Direto e Desenho de Som para Cinema, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. 

Os encontros serão presenciais, de 11/07 a 19/07, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na Sala Sérgio Napp 2 (Rua dos Andradas, 736 – 2º andar - Casa de Cultura Mario Quintana - instituição da Sedac). No dia 20/07, os encontros ocorrerão no Centro de Produção Audiovisual da PUC Tecnopuc Tecna (Av. Senador Salgado Filho, 7.000 -Viamão/RS), das 9h às 12h e das 14h às 20h.

A atividade será ministrada pelo sound designer e mixador Tiago Bello. Interessados podem se  matricular gratuitamente neste link.

O curso visa desenvolver o aprendizado da te?cnica de operac?a?o de som (som direto e desenho de som), capacitando novos profissionais para atuação no audiovisual.

“O universo sonoro no audiovisual movimenta uma grande cadeia produtiva, gerando emprego e renda. Diálogos, ambientes, trilhas, são diversas as camadas e os profissionais envolvidos. Tiago Bello é um dos profissionais mais premiados no estado e a oficina é uma oportunidade de troca de conhecimento com este grande nome do cinema gaúcho”, observa Zeca Brito, diretor do Iecine.

Programa

Através da escuta de filmes e de exercícios práticos serão desenvolvidos os tópicos:

1. Introdução à história do som no cinema: Estética e Tecnologia

2. Som direto: conceito e prática

3. Pós-produção de som: principais etapas

4. Edição de diálogos

5. Edição e criação de sons ambientes

6. Edição e criação de efeitos sonoros

7. Decupagem e gravação de foley

8. Mixagem

Ministrante

Tiago Bello é sound designer e mixador. Ele é graduado em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e trabalhou em importantes filmes brasileiros e latino-americanos na última década. Entre alguns dos títulos estão Temporada, Rifle, Marte Um, No Coração do Mundo, Tinta Bruta, Aos Olhos de Ernesto, Breve Historia del Planeta Verde, Luz nos Trópicos e Sem Seu Sangue. Tiago recebeu os prêmios de Melhor Som de Longa-Metragem no 49º Festival de Brasília, kikitos no Festival de Gramado nas edições de 2013 e 2015 e foi indicado em 2020 ao Prêmio Condor de Melhor Som pela associação de críticos da Argentina. Faz parte do coletivo sonoro Gogó, com base em Porto Alegre. 

Revelando o Rio Grande

 O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

Secretaria da Cultura