Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac divulga programação para o Mês do Orgulho LGBT

A temática deste ano é "Todas as Vozes LGBTQIAP+: juntas por uma causa"

Publicação:

Card do Mês do Orgulho LGBT
- - Foto: Ascom- Sedac
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

O mês de junho é dedicado à diversidade, é o Mês do Orgulho LGBT — sigla que engloba diversas identidades de gênero e orientações sexuais, como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, dentre outras. A cada membro dessa comunidade há experiências, perspectivas e desafios únicos. Reconhecer e dar voz a essas experiências é fundamental para a criação de uma sociedade mais inclusiva, justa e acolhedora para todos os LGBTQIAP+.

Pensando nisso e com a temática "Todas as Vozes LGBTQIAP+: juntas por uma causa", a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e suas instituições vinculadas promoverão, durante o mês de junho, uma programação especial para destacar a existência, o trabalho e a luta da comunidade LGBTQIAP+ por espaço e respeito. Serão exposições, conteúdos audiovisuais, ações em redes sociais, entre outros projetos que abordarão a temática do orgulho sob diferentes perspectivas: o orgulho de ser, o orgulho de existir e o orgulho de resistir.

Para a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, primeira mulher trans a ocupar um cargo de direção na gestão estadual, é importante promover a igualdade e a não-discriminação. "É preciso garantir o respeito pelos direitos humanos, independentemente da orientação sexual ou da identidade de gênero. Isso inclui o direito à expressão, à igualdade de oportunidades, à segurança e à dignidade", afirma.

"O nosso objetivo como secretaria da Cultura é aumentar a produção, o acesso e a fruição cultural para toda a população do Estado, preservando, fortalecendo e valorizando a diversidade. Por isso, entendemos que é importante divulgar a causa não somente em meses temáticos, mas, sim, durante todo o ano", explica Gabriella.

"Devemos reconhecer e ouvir todas as vozes, proporcionando um ambiente inclusivo e respeitoso. Ao fazer isso, fortalecemos a nossa sociedade e trabalhamos em prol de um futuro mais justo e harmonioso", explica a assessora técnica de Diversidade e Inclusão da Sedac, Rochele Lino.

Mês do Orgulho LGBT

No final da década de 1960, a relação entre pessoas do mesmo sexo era considerada um crime em diversos estados dos Estados Unidos, como Nova Iorque. Em 28 de junho de 1969, a polícia local realizou uma batida no bar Stonewall, conhecido por ser um ponto de encontro da população LGBT, com o objetivo de violentá-la. Naquele dia, porém, a polícia enfrentou resistência. O episódio, que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, foi o ponto inicial para um movimento a favor dos direitos da comunidade e transformou o mês de junho no Mês do Orgulho LGBT.

A programação completa da Sedac e de suas instituições para o Mês do Orgulho LGBT pode ser conferida no link.

Secretaria da Cultura