Abertas as inscrições para o “Desafio Literário 2019”

Desafio litera?rio
Desafio literário
Por Estevão Cogoy/ Ascom IEL
Dá tempo de se inscrever para o Desafio Literário - edição 2019 - iniciativa da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Associação Lígia Averbuck, com apoio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e Brascril.

A atividade será realizada de 8 a 12 de novembro, com início sempre às 18h30min, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom - Rua dos Andradas, 959), durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição.

O concurso

Estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul é o objetivo do concurso, cuja comissão julgadora é composta por três componentes da Academia Rio-grandense de Letras, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e da Associação Lígia Averbuck (ALA). Em cada uma das fases, os concorrentes deverão produzir um texto literário, que deverá ser entregue até as 20h.

No primeiro dia (8/11), o gênero será ominiconto; no segundo (9/11), poetrix; no terceiro (10/11), poema livre; no quarto (11/11), crônica; e no quinto e último dia (12/11), conto, sendo que uma breve descrição dos gêneros a serem trabalhados estará disponível.Os temas a serem abordados serão sorteados momentos antes do início de cada etapa, a partir de uma lista proposta a critério do júri.

O “Desafio Literário” pode contar com até 45 inscritos e, no mínimo, dez, sendo cancelado se não atingir este número no primeiro dia do evento.
Caso o número máximo de inscritos não seja alcançado, os interessados poderão realizar a inscrição no local do evento, somente no primeiro dia, por ordem de chegada, completando o número total de participantes.

O resultado de cada etapa, exceto a última, será afixado na entrada do local de realização da ação, no início da etapa seguinte. Portanto, os concorrentes deverão conferir a cada dia, no próprio local, sua classificação ou eliminação.

A premiação ocorrerá dia 13 de novembro, às 17h30, no Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº), quando haverá um sarau com a leitura da produção dos minicontos de todos os candidatos presentes, com o anúncio dos três primeiros colocados. Estes receberão troféus,
confeccionados pela empresa Brascril, certificados emitidos pelo IEL e terão seus textos publicados nos canais oficiais do IEL na internet (blog e redes sociais).

telefone: (51) 3314-6451.