Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Observatório Iecine estreia nova temporada no sábado (5)

Programa exibido pela TVE promove o cinema gaúcho por meio de entrevistas, matérias e coberturas

Publicação:

Imagem de divulgação do programa
Intitulado “Rumos do Cinema”, o primeiro episódio vai trazer entrevistas com a opinião do público sobre o cinema brasileiro
Por Ascom Iecine | Edição: Ascom Sedac

A quinta temporada do Observatório Iecine estreia neste sábado (5/4), às 19h30, na tela da TVE. Com exibição quinzenal, o programa – realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – apresenta entrevistas, matérias e coberturas sobre o cinema do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira seguinte, 9 de abril, às 18h, será exibida reprise.

Intitulado “Rumos do Cinema”, o primeiro episódio vai trazer entrevistas com a opinião do público sobre o cinema brasileiro. Foram entrevistados frequentadores da Cinemateca Paulo Amorim, vinculada ao Instituto Estadual de Cinema (Iecine), ambas instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). 

Entre os temas da nova temporada estão um episódio especial sobre o cineasta José Maia, que foi um dos homenageados do Festival de Cinema de Gramado em 2024, o audiovisual feminino produzido no RS e a retomada das produções cinematográficas após a enchente de maio passado. 

O Observatório Iecine tem direção de programação de Sofia Ferreira, que divide apresentação com Andrea Camboim, e Matheus Walter assina a direção de episódios e a edição. O programa conta com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e da TVE, emissora pública vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom). A atração pode ser vista ao vivo pela TVE (canal digital 7.1) e pelo site da emissora, e a gravação será disponibilizada nos canais do Iecine e da TVE no YouTube.

 
Serviço

Nova temporada do Observatório Iecine 

Quando: Sábado (5/4), às 19h30, com exibição quinzenal (reprise no dia 9 de abril, às 18h)

Onde: Ao vivo pela TVE (canal digital 7.1 e site) – a gravação ficará disponível no YouTube (canais do Iecine e da TVE

Secretaria da Cultura