Entrega do prêmio Rodrigo Melo Franco será em Porto Alegre

Prêmio Rodrigo Melo Franco
Prêmio Rodrigo Melo Franco - Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 17 de maio as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pode participar quem tenha realizado ou estiver realizando ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro em qualquer Estado do país. O resultado da 32ª edição do Prêmio será publicado até 20 de agosto no site do Iphan. A cerimônia de premiação será dia 25 de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Estão aptas a participar do Prêmio entidades governamentais federais, estaduais e municipais (empresas públicas, autarquias, sociedades de economia mista e fundações públicas); empresas e fundações privadas, instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada; e pessoas físicas.

Cada Estado pode apresentar oito propostas à Comissão Nacional de Avaliação, coordenada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa. No Rio Grande do Sul, os participantes devem enviar os trabalhos à Superintendência do Iphan-RS (Avenida Independência, 867, Porto Alegre). O valor total da premiação – R$ 240 mil – contempla ações que resultem na preservação do patrimônio material e imaterial. Serão oito premiados e cada um receberá o valor de R$ 30 mil.

“É uma premiação consagrada, que espelha as várias manifestações culturais brasileiras”, ressalta Renata Horowitz, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). A entrega da premiação na capital gaúcha coloca luz no Sul do Brasil, “destacando a diversidade que caracteriza nosso patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial”, completa Renata. O Iphae faz parte da comissão julgadora dos trabalhos no RS.

Prêmio Rodrigo Melo Franco
Prêmio Rodrigo Melo Franco - Foto: Divulgação

Edital

O edital e todos os detalhes do Prêmio estão disponíveis no portal do Iphan. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail premio.prmfa@iphan.gov.br . Rodrigo Melo Franco de Andrade foi fundador do Iphan e diretor da instituição por 30 anos. Era advogado, jornalista e escritor mineiro.