Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ieavi apresenta exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”, em Santa Maria

Conjunto de gravuras produzidas por Magliani, que já passou por Pelotas e Caxias do Sul, estará em exibição no MASM

Publicação:

Da noite, xilogravura 30,5 X 36,7 cm foto Thales Leite red
Da noite, xilogravura - Foto: Thales Leite
Por Ascom MACRS | Edição Silvia Martins | Ascom Sedac

O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), juntamente com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), inaugura no dia 11 de abril, às 19h, a exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”. A mostra conta com aproximadamente 70 gravuras e pinturas produzidas ao longo da carreira de Magliani, que já foram apresentadas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) em Pelotas e na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim em Caxias do Sul. Após passar por Santa Maria no MASM, a itinerância finalizará no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) em Porto Alegre. 

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista fundado em 2013 por Julio Castro, responsável pela curadoria da exposição. 

O Núcleo Magliani, localizado no Estúdio Dezenove, no Rio de Janeiro, conta com o apoio oficial da família de Magliani e tem como missão preservar e difundir o acervo deixado pela artista, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, documentos pessoais e materiais de referência de sua obra. Anteriormente, o espaço foi seu atelier em parceria com Julio Castro. 

Após a passagem por Santa Maria, a exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica” encerrará seu circuito de exposições em Porto Alegre. A itinerância é uma parceria entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), com o objetivo de promover o incentivo à produção, difusão e circulação das artes visuais no território gaúcho. 

Sobre a artista 

Maria Lídia Magliani (1946-2012), artista natural de Pelotas e formada no Instituto de Artes em Porto Alegre, foi uma das primeiras mulheres negras a se formar em Artes pela instituição. Em 1966, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Espaço, em Porto Alegre, com o incentivo do professor Ado Malagoli. Além de reconhecida como pintora, Magliani também se destacou no teatro e como ilustradora nos jornais Folha da Manhã e Zero Hora, em Porto Alegre. Sua trajetória reflete seu talento em atuar em várias frentes simultaneamente, demonstrando uma pulsão criativa intensa que infelizmente foi interrompida precocemente aos 66 anos. 

Serviço 
 
Abertura da exposição “Magliani - Obra Gráfica, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) 

Data: 11/04
Horário:19h 
Local: Museu de Arte de Santa Maria (MASM) - Avenida Presidente Vargas,1400, Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, Santa Maria - RS  
Visitação: de 12 de abril a 25 de maio. De segunda a sexta-feira, das 08h às 16h

 

Secretaria da Cultura