Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituições da Sedac são contempladas no XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Publicação:

Receberam o prêmio em nome do Macrs: Daniele Alana, Adriana Boff e Kamille Pederiva
Receberam o prêmio em nome do MACRS Daniele Alana, Adriana Boff e Kamille Pederiva
Por ASCOM | SEDAC

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Museu de Arte Contemporânea do RS (Macrs), instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foram homenageados durante o XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, que aconteceu na noite de segunda-feira (04), no Teatro Renascença, em Porto Alegre/RS.

A premiação é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, e exalta artistas e instituições que se destacaram no segmento de artes plásticas durante o último ano. O Margs foi premiado em três categorias: “Destaque Curadoria Institucional”, “Destaque Exposição Coletiva” e “Destaque Gestão de Acervos”. Já o Macrs, na categoria “Destaque Ações de Educação”. Ao todo, o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas contemplou  21 categorias, incluindo especiais do júri e concedidos por parcerias.

A exposição “Presença Negra no Margs”, em cartaz em maio de 2022 em todas as salas do museu, recebeu os prêmios nas categorias “Curadoria Institucional” e “Exposição Coletiva”. Com curadoria dos pesquisadores Igor Simões, Izis Abreu e da assistente de curadoria Caroline Ferreira, a mostra - com produção e realização do Margs - contou com 200 obras de diversas coleções e procedências, reunindo mais de 70 artistas, que trouxeram para o debate a representatividade negra no campo das artes visuais, a partir de uma perspectiva desde o Sul do Brasil.

“Sermos reconhecidos com dois prêmios Açorianos é, antes de tudo, um gesto importante em direção à história da arte no Estado. Que essa exposição ultrapasse os privilégios da branquitude e que possa se escrever na soma das brilhantes poéticas que o Rio Grande do Sul sabe produzir!” comemorou a pesquisadora Izis Abreu. 

Na categoria Gestão de Acervos, o vencedor foi o projeto “Digitalização do Acervo Documental do Margs”, que contou com 12 meses de trabalho e cerca de 250 mil páginas digitalizadas e disponibilizadas para consulta no site do museu. O acervo guarda e alimenta uma vasta coleção de documentos sobre a história institucional, o meio das artes visuais e a atuação de artistas e agentes do sistema artístico desde a sua fundação, em 1954. 

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul foi contemplado com o troféu Açorianos na categoria “Destaque Ações de Educação”, com o projeto “Edital de Seleção de Projetos Educativos”, realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE). Com a seleção de dez projetos, a ação buscou promover atividades voltadas à formação de público diverso dentro da programação educativa do Museu, no ano de 2022. Para a coordenadora do núcleo educativo do museu e idealizadora do edital, Daniele Alana, “a premiação é um lembrete eloquente de que a arte transcende sua natureza acadêmica, sendo, na verdade, um meio pelo qual compreendemos, questionamos e celebramos nossa existência”.


Sobre o Prêmio Açorianos

O Prêmio Açorianos foi criado pela então Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, em 1977. Atualmente, a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre homenageia artistas e instituições que se destacam na produção de 15 diferentes categorias artísticas, como Teatro, Dança, Artes Plásticas e Música.

Secretaria da Cultura