Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Com apoio da Sedac, Prefeitura de Torres promove ações de salvaguarda do modo de fazer artesanato com palha de butiá

Publicação:

Foto de peças produzidas com palha de butiá
A programação ocorre na próxima quarta-feira (28) - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
Por Ascom Sedac

O modo de fazer artesanato com palha de butiá será tema de um dia de atividades de salvaguarda na próxima quarta-feira (28/5), em Torres. A programação é promovida pela Prefeitura local, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Em 2023, esse conjunto de saberes e práticas, típico da região, tornou-se patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. A Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), realizou o processo de registro e conduz a atual etapa de salvaguarda, que consiste em ações de preservação e valorização desse patrimônio. 

Uma das atividades será uma oficina de trançado com a palha de butiá no Centro Cultural Ecos de Angola, ministrada por artesãs detentoras desse bem cultural para artesãs convidadas de outras especialidades – a ocasião servirá também como roda de conversa, com espaço para dúvidas e apontamentos sobre a política de patrimônio cultural. A programação inclui ainda uma capacitação a ser oferecida para a Prefeitura pelo corpo técnico do Iphae e uma reunião com a gestão municipal e com a Emater/RS-Ascar, ambas na Prefeitura de Torres. Por parte do Executivo local, as ações são promovidas pelas Secretarias da Cultura e do Esporte, de Trabalho, Indústria e Comércio e de Turismo.

A iniciativa dá seguimento a uma série de atividades realizadas pela Sedac e pela Prefeitura desde o início do ano. Em março, o Iphae ministrou palestra sobre patrimônio cultural para um conjunto de artesãs do Litoral Norte, incentivando que profissionais especializados em outras técnicas se apropriem também do trançado com palha de butiá. Nos meses seguintes, a Prefeitura incluiu peças produzidas com a técnica do trançado com palha de butiá na Casa da Terra e do Artesanato (estabelecimento mantido pela administração municipal para divulgação e comércio da produção local), enviou equipe ao encontro das artesãs para conhecer sua realidade e organizou oficina de trança durante o 35º Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Secretaria da Cultura