Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu de Arte Contemporânea promove seminário sobre desafios e possibilidades em sua nova sede no 4° Distrito

Encontro será na próxima terça-feira (03) e contará com painelistas de todo o Brasil

Publicação:

O card apresenta um design geométrico, com fundo dividido em preto e branco. No canto superior esquerdo, sobre um fundo preto, está escrito "Seminário" em letras maiúsculas e brancas. Logo abaixo, em destaque, o título principal: "MAC RS e 4º Distrito", também em branco e com fonte robusta, posicionado de forma dinâmica. No centro, em um fundo branco, aparece o subtítulo: "Perspectivas e articulações para um Museu no território", em letras pretas. À direita, estão a data e o horário do evento: "03.12, 14 às 17h", seguidos da localização: "Auditório Luis Cosme, 4º andar da CCMQ". Na parte inferior, sobre um fundo branco, aparecem os logotipos dos patrocinadores e apoiadores, divididos em categorias: "Patrocínio Master: Itaú"; "Patrocínio Ouro: Grupo Equatorial e CEEE"; "Apoio: Colavino, Trinca e Tecbril"; "Apoio Institucional: Casa de Cultura Mario Quintana". Na base, estão as logos das entidades realizadoras: Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), Ieavi, Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), Ministério da Cultura e Governo Federal, acompanhadas da frase "União e Reconstrução". No rodapé, à direita, encontra-se o símbolo da Lei de Incentivo à Cultura.
-
Por ascom macrs I edição: ascom sedac

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), promovem na próxima terça-feira (3/12), a partir das 14h, o seminário “MACRS e 4º Distrito: perspectivas e articulações para um Museu no território”, com a presença de palestrantes de todo o País. O encontro acontece no Auditório Luis Cosme, 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com entrada gratuita mediante inscrição

Com a proximidade da inauguração da nova sede do MACRS no 4º Distrito de Porto Alegre, o seminário busca refletir sobre os desafios, as oportunidades e possibilidades de articulações entre comunidade, sujeitos e arte contemporânea. Serão debatidas formas de conectar o Museu às comunidades locais, sem deixar de acolher um público mais amplo. 

Dividido em duas mesas, o encontro tem como objetivo mostrar as reflexões dos próprios setores que podem desenvolver políticas e práticas de acolhimento, garantindo que a sede na região seja um espaço acessível a todos. Tópicos como segurança, acessibilidade, oferta de programas educativos, programações culturais, exposições de arte e parcerias com agentes locais serão centrais na discussão, buscando estratégias viáveis de aproximação. 

Sobre as mesas

1° Mesa: “Museus e comunidades: engajamento e educação em âmbitos culturais”
Fala de abertura:
Adriana Boff
Mediadora: Anna Paula Silva
Convidados: Antônio Carboneiro, Edson Diniz Nóbrega Junior, Gleyce Kelly Heitor e Jacson Carboneiro 

Nessa primeira mesa, participará o líder comunitário do loteamento Santa Teresinha, na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, Antônio Carboneiro. Ele atua desde os anos 1990 em prol da melhoria das condições de trabalho e dos direitos sociais dos catadores e catadoras independentes da cidade. Jacson Carboneiro, fotógrafo e reciclador na capital gaúcha, e criador inicial do Museu de Resgates, localizado no interior de sua casa, no loteamento Santa Teresinha, também integra o time de painelistas. Haverá ainda a participação da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, com atuação voltada à formação cidadã e à valorização das iniciativas comunitárias. Ela tem experiência em projetos de mediação cultural, educação e programas públicos voltados para museus. Atualmente, Gleyce atua na direção de educação no Instituto Inhotim. O historiador e educador Edson Diniz Nóbrega Júnior, que é cofundador da instituição Redes de Desenvolvimento da Maré e criou o Núcleo de Memória e Identidade da Maré (NUMIM), também estará presente na mesa. A conversa busca refletir sobre a cultura, a educação e o engajamento comunitário e promoção da inclusão social. 

2° Mesa: “Museus e educativos: estratégias de aproximações”
Fala de abertura: Fernanda Albuquerque
Mediadora: Michele Zgiet
Convidados: Patrícia Marys e André Vilela

Nessa segunda mesa, participa a educadora Patrícia Marys, coordenadora de Educação e Escola do Olhar, no Museu de Arte do Rio (MAR), um centro permanente de pensamento e formação, com foco especial na prática e reflexão sobre as interações entre arte e educação. Patrícia já atuou em diversos museus e Organizações Não Governamentais (ONGs), como Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (Nufep), Museu do Amanhã, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEL), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Moleque Mateiro e na realização de consultorias. André Vilela, superintendente da Fábricas de Cultura, iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo (SCEIC), é o segundo convidado. A conversa tem como ponto de partida projetos educativos e gestões culturais que fortalecem a aproximação com as comunidades.

Serviço
Seminário MACRS e 4º Distrito: perspectivas e articulações para um Museu no território
Quando: Terça-feira (3/12), das 14h às 21h
Onde: Auditório Luis Cosme, 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
1° Mesa “Museus e Comunidades: Engajamento e Educação em âmbitos culturais”: Das 14h às 17h
2° Mesa “Museus e educativos: estratégias de aproximações”: Das 14h às 17h
Inscrições gratuitas neste link

Secretaria da Cultura