Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Centro de Desenvolvimento da Expressão apresenta a exposição “Olhar Peregrino”

Publicação:

Olhar Peregrino
Exposição abre nesta terça-feira - Foto: Divulgação Sedac
Por Ascom Sedac

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta a exposição “Olhar Peregrino”, fruto da experiência desenvolvida em oficina de fotografia da rede Geração Pop Rua, que trabalha com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A abertura da mostra acontece nesta terça-feira, 31 de janeiro, às 14h. Poderá ser visitada diariamente, das 10h às 18h, no Espaço Evelyn Ioschpe, 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

“Olhar Peregrino” é a primeira exposição do grupo de fotografia, desenvolvida pela rede Geração Pop Rua, vinculada à Área Técnica da Saúde da População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A rede Geração Pop Rua atua com oficinas de saúde, trabalho e geração de renda na perspectiva da redução de danos e fomento à economia local e solidária com foco nas pessoas em situação de rua e/ou em vulnerabilidade social.

Nesse contexto de uma população composta por grupos heterogêneos em raça, cor, gênero e sexualidade, todos têm em comum os direitos sociais violados no acesso a aspectos fundamentais como saúde, educação, trabalho, lazer e moradia digna. A rede Geração Pop Rua desenvolve ações que buscam oportunizar trabalho e geração de renda para esse público, fomentando potencialidades e singularidades de cada indivíduo invisibilizado pela sociedade.

A exposição “Olhar Peregrino” reúne registros fotográficos de Alexandre da Silva Portuguez, Carlos César da Costa Silva, Dejair Passos, Jaime Gregorio Fogaça, Júlio César Galvão Carvalho Latoya Mota. Os participantes expressam olhares e sentimentos em relação à cidade e ao modo peculiar de ver os diferentes espaços, possibilitando seu protagonismo. Fotografar, nesse escopo, também significa transformar, ressignificar e produzir saúde.

Exposição Olhar Peregrino

Abertura: 31/01

Horário: 14h

Visitação: diariamente, das 10h às 18h

Local: Espaço Evelyn Ioschpe, 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre

Secretaria da Cultura