Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Comunicado do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Publicação:

nota
Fórum divulga posição sobre medidas necessárias em relação à pandemia do Covid-19.

Com a sobriedade e a responsabilidade exigidas pelo momento de grave crise, ocasionada pela pandemia do Covid-19, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura reafirma sua posição de alinhamento às recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, no sentido de orientar a quarentena, bem como a suspensão de eventos artísticos e culturais, em que a dinâmica pressuponha aglomeração de pessoas.

Os estados já vêm desenvolvendo medidas emergenciais e prudentes no atendimento em saúde, nas campanhas de vacinação, no amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade e na orientação para que a população fique em casa.
Governadores já anunciaram linhas de crédito facilitado para minimizar os impactos econômicos também na economia criativa, onde existe uma imensa rede de fazedoras e fazedores de cultura.

Secretarias e Fundações Estaduais de Cultura já estão lançando editais voltados para a premiação de conteúdos digitais, além da agilização do cronograma de editais artísticos já lançados.

Este colegiado também já apresentou ao Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, uma série de proposições para destravar e agilizar a liberação de recursos fundamentais para evitar o colapso da economia da cultura, entre eles o descontingenciamento de 300 milhões de reais do Fundo Nacional de Cultura - FNC, e a liberação das ações previstas no Plano que ativa os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA.

Estamos unidos no fortalecimento das políticas emergenciais na saúde e na economia da cultura e da arte.

Secretaria da Cultura