Sedac lança passaporte do Dia Estadual do Patrimônio
Carimbos darão direito a um kit cultural de acordo com a quantidade de locais visitados
Publicação:
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lançou, nessa quarta-feira (09) o "Passaporte Dia do Patrimônio". O objetivo é incentivar a visita aos espaços culturais da Sedac durante o Dia do Patrimônio, celebrado nos dias 19 e 20 de agosto. O evento é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e tem como objetivo fortalecer o protagonismo, a participação da coletividade na criação, transformação e partilha de conhecimentos culturais.
Cada visitante poderá pedir um passaporte, que servirá para as instituições registrarem as visitas dos participantes. Cada visita garantirá um carimbo com o logo da instituição. Aqueles que acumularem pelo menos cinco registros poderão retirar um brinde. Serão distribuídos kits culturais de acordo com a quantidade de carimbos e de locais visitados.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, “o Dia do Patrimônio vem sendo construído desde 2019 como importante evento cívico do Rio Grande do Sul". Segundo ela, esta é uma oportunidade para que os cidadãos e cidadãs se envolvam com o que o Estado tem mais caro, que é a cultura. "Vamos promover uma mobilização intensa para celebrar a riqueza do patrimônio cultural material e imaterial, que está presente em todas as localidades do Rio Grande do Sul. As instituições e espaços culturais estarão abertos para receber o público, e desejamos atrair mais pessoas para que conheçam esse patrimônio coletivo, se sintam pertencentes e cuidem dele com carinho", explica a secretária.
A participação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Os passaportes serão distribuídos nos dias 19 e 20 de agosto, durante as celebrações oficiais do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023. Os brindes, por sua vez, poderão ser retirados mediante a apresentação do passaporte carimbado no dia 26 de agosto entre 14h e 18h no balcão de informações da ala oeste da Casa de Cultura Mario Quintana.
Participam da dinâmica as instituições da Secretaria de Estado da Cultura em Porto Alegre e o Palácio Piratini. No passaporte, há um mapa ilustrado demonstrando a localização de cada uma. Confira a lista:
-
Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
-
Palácio Piratini
-
Casa de Cultura Mario Quintana
-
Instituto Estadual de Artes Visuais
-
Cinemateca Paulo Amorim
-
Instituto Estadual de Música
-
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
-
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
-
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
-
Museu de Arte Contemporânea RS
-
Museu Antropológico do Rio Grande do Sul
-
Biblioteca Pública do Estado
-
Theatro São Pedro
-
Memorial do Rio Grande do Sul
-
Museu Julio de Castilhos
-
Teatro de Arena
- Biblioteca Romano Reif
Dia Estadual do Patrimônio Cultural
"Cultura e Cidadania" é o tema da 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Neste ano, a iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referência culturais do nosso Estado. Municípios, organizações e instituições ainda podem se integrar à iniciativa e enviar as suas atividades previstas através do formulário. A programação completa será divulgada na próxima semana.
A Cultura é uma característica de qualquer grupo social, que expressa criatividade e identidade, desde os eventos mais cotidianos da vida em sociedade até as celebrações mais tradicionais. O Estado do RS, como garantidor dos direitos culturais de seus cidadãos, apoia e exalta a diversidade de bens culturais existentes em seu território.
Em 2019, o Governo do Estado do RS decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019). Desde então, Secretaria de Estado da Cultura promove as comemorações, que acontecem no terceiro final de semana de agosto. Em 2023, ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto.