Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretária Beatriz Araujo participa da conferência da Ópera Latinoamérica no Amazonas

Publicação:

16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica
- - Foto: Ascom da Secretaria da Cultura do Amazonas

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, participa, desde quarta-feira (17) da 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica, em Manaus, no Amazonas. O encontro, promovido pelo Governo do Amazonas, tem como pautas centrais os desafios da produção de ópera na América Latina, modelos de gestão, possibilidades de coprodução e circulação de óperas na região ibero-americana. Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil. 

A conferência, que vai até domingo (21) no Centro Cultural Palácio da Justiça, no centro da cidade, conta com a presença de nomes de grande expressão no meio artístico, cultural e econômico, secretários de cultura e de turismo, além de profissionais da imprensa nacional e internacional. 

"Está sendo muito enriquecedor. Até agora, foram muitos depoimentos de gestores de instituições relevantes, diretores de teatros públicos de vários países, empresas que atuam na cena operística, entre outros. Debatemos também sobre o espaço ocupado por mulheres e as dificuldades enfrentadas por elas no setor. Muito bacana! Pude conhecer a estrutura do Teatro Amazonas, que possibilita uma ópera diferente a cada dia. Algo muito desafiador, tanto no que diz respeito a pessoal, quanto a estrutura. Muito bom mesmo ter aceitado o convite", disse Beatriz sobre sua participação.

A secretária também lembrou que o governo do Estado tem dado atenção especial à ópera. "Temos um Companhia de Ópera no Rio Grande do Sul que atua em cooperação, desde o ano passado, com a Fundação Theatro São Pedro, vinculada à Sedac. A Companhia está aqui representada pelo tenor Flávio Leite. Então, queremos discutir e escutar, para que a gente possa levar daqui as boas experiências para nosso Estado", celebrou.

Sobre a Ópera Latinoamérica

A Ópera Latinoamérica (OLA) é uma organização sem fins lucrativos que congrega teatros de ópera ibero-americanos cuja missão é difundir e promover a arte lírica na região. Criada em 2007, no Chile, é formada por instituições da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai, que se reúnem a cada ano para traçar novos enfoques e objetivos. A Ópera Latinoamérica tem sede em Santiago do Chile e conta com mais de 30 membros de 11 países.

Secretaria da Cultura