Sexta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural conecta ações de valorização de bens e acervos a iniciativas de reconstrução

Municípios, instituições, gestores e produtores culturais podem enviar sua programação até 6 de agosto

Em 2024, o Dia Estadual do Patrimônio reafirma o compromisso com a valorização da cultura local em cada comunidade gaúcha. - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Por Carlos Hammes | Ascom Sedac

Neste ano, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural tem um significado mais amplo e urgente: conectar ações de valorização e educação patrimonial a iniciativas de reconstrução, recuperação e restauração de acervos e bens impactados pela enchente. O desastre meteorológico que devastou o Rio Grande do Sul no mês de maio exige resiliência e um olhar ainda mais especial sobre o patrimônio cultural dos gaúchos.

Instituída em 2019 pelo governo do Estado (Decreto 54.608/2019), a data é comemorada no terceiro fim de semana de agosto, que este ano corresponde aos dias 16, 17 e 18. Em 2024, o evento reafirma o compromisso com a valorização da cultura local em cada comunidade afetada.

Municípios, instituições, grupos governamentais e não governamentais, gestores e produtores culturais são convidados a colaborarem na organização de atividades voltadas ao reconhecimento, sensibilização e preservação do patrimônio da sua comunidade. As sugestões de atividades podem ser consultadas no link. Para enviar a programação, basta preencher este formulário, incluindo datas, horários e endereços de cada realização, e uma breve descrição das atividades. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de agosto.

“Reiteramos nosso convite para que todos os municípios se unam para celebrar nosso patrimônio, que representa nossa identidade, senso de pertencimento e a conexão com nosso território, que se evidencia em momentos como o que passamos”, reforça o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Ele também acrescenta que a iniciativa é um chamado coletivo para “rememorar os bens culturais perdidos nas enchentes, compreender seu valor e promover uma oportunidade de elaboração coletiva da perda.”

Entre as atividades previstas para o fim de semana do Dia do Patrimônio, em instituições e espaços culturais de Porto Alegre e do interior do Estado, estão exposições, oficinas, performances artísticas, rodas de conversa, visitas guiadas e exibição de filmes, além de campanhas de arrecadação para a recuperação de museus, bibliotecas e arquivos.

De acordo com a secretária da Cultura Beatriz Araujo, a proposta é que a data “seja uma oportunidade para que nossas comunidades celebrem sua cultura, reafirmando seus laços de pertencimento aos lugares onde construíram suas vidas e histórias”.

Mais informações podem ser acessadas no site ou solicitadas por meio do e-mail diaestadualdopatrimonio@sedac.rs.gov.br.

Conteúdos relacionados