Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mulher Negra na Arena 2021 encerra hoje sua programação

Publicação:

Evento marca a reabertura da instituição
Evento marca a reabertura da instituição
Por Ascom | Teatro de Arena

Rea?rmando o Teatro de Arena, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), como um espaço de luta e resistência, o evento Mulher Negra na Arena 2021 retomou, ainda em modo híbrido, a reabertura do espaço. A estreia do projeto aconteceu no último domingo (25/7), data que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e se estendeu ao longo da semana. Seu encerramento está programado para hoje (30/7).

Com o objetivo de discutir, re?etir e ressaltar o protagonismo de mulheres negras, a programação contou com atividades presenciais (seguindo todos os protocolos de segurança) e virtuais. Foram abordados assuntos como o audiovisual, as artes cênicas, as tradições, a ?loso?a, as relações de trabalho e o empreendedorismo dentro do universo da mulher negra. O evento contou com, em média, 30 mulheres convidadas a compartilhar suas vivências, histórias, memórias e lutas através das artes em suas diferentes vertentes e olhares.

A curadoria foi desenvolvida pela artista e socióloga Nina Fola, criada nas rodas religiosas de batuque, samba e capoeira, tendo uma grande trajetória em diversos grupos
artísticos. Atualmente, é cantora e percussionista dos AfroEntes e membra do Átinúké, coletivo de mulheres negras. Por meio de sua trajetória, traz para o evento uma diversidade de personalidades da cultura do nosso Estado.

O encerramento será presencial e apenas para convidados, com registros nas redes sociais. Na programação, teremos a performance de abertura da artista Preta Mina, debates raciais sobre mulheres negras e as questões que perpassam o tema. Quem finaliza a noite é o Projeto Ialodê com sua performance repleta de muita arte, canto e musicalidades.

Secretaria da Cultura