Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Conheça os selecionados do concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro

Publicação:

Cinquentenário Concurso
Ganhadores escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”

Está disponível o resultado do concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro. Integrando as comemorações pelos 50 anos da criação do Dia da Consciência Negra, o concurso selecionou poesias, poemas e outras formas de texto sobre a temática e questões relacionadas à data. Clique aqui para acessar a lista.

Como premiação, as 50 produções textuais escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”. O lançamento da obra deve ocorrer ainda em 2021.

Sobre o Cinquentenário

Entendendo a relevância do trabalho de Oliveira Silveira para o desenvolvimento social e cultural do RS, o governador Eduardo Leite acolheu a demanda da militância negra gaúcha e decretou que 2021 é, oficialmente, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro. A data foi criada por ativistas negros que integravam o Grupo Palmares, em Porto Alegre, para contrapor as celebrações do 13 de maio, em 1971.

A partir desse ato, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se junta aos movimentos sociais e à sociedade civil para celebrar a data. Estão previstas celebrações, eventos e atividades culturais até 20 de novembro. O decreto foi assinado no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea.

Secretaria da Cultura