Caravana em Erechim começa pela prefeitura
Publicação:

A primeira agenda da caravana de interiorização da Secretaria da Cultura em Erechim, no Alto Uruguai, foi no executivo. Em clima descontraído e acolhedor, a secretária Beatriz Araujo foi recebida no gabinete pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt. Ele estava acompanhado do vice, Marcos Antonio Lando, e do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Basso.
Beatriz contou sobre sua trajetória em Pelotas como secretária de Cultura por duas vezes e a passagem pelo teatro Sete de Abril, como gestora. Lembrou do ex-prefeito e amigo Bernardo de Souza, que considera modelo político, assim como o governador Eduardo Leite.
A secretária falou das facilidades que encontra no pleito de políticas públicas para a cultura. “O governador tem um carinho especial pela cultura, é ligado às artes. Então, isso facilita muito nosso trabalho, especialmente porque ele nos dá carta branca para “brigar” pelas políticas culturais.”
O Projeto de Lei para aprimorar a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - uma pauta em construção que deve ser encaminhada em breve para Assembleia Legislativa- também foi lembrado. “Um dos itens é diminuir a contrapartida das empresas para 10%. Estamos nos empenhando nesse sentido”, ressaltou Beatriz.
O gabinete da Secretaria da Cultura deve ficar em Erechim até às 15h. Ao meio dia, a secretária participa de reunião-almoço promovida pela Unimed Federação e, logo depois, estará na abertura do 1º Fórum de Economia Criativa do Alto Uruguai.
Esta é a quarta caravana de interiorização da Sedac. O gabinete já passou por Pelotas, Montenegro e Santa Maria. Até o fim do ano devem ser cumpridos nove roteiros. O objetivo é descentralizar as ações de governo e construir as pautas culturais com a colaboração prefeitos, secretários e gestores culturais.