Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS apresenta programação especial no mês de dezembro

As atividades incluem oficina, seminário, roda de conversa e sessões de documentário

Publicação:

Exposição 'Christina Balbão   Além do silêncio'  Fotografia de Anderson Astor
Exposição 'Christina Balbão - Além do silêncio' - Foto: Anderson Astor
Por Ascom MARGS Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia uma programação especial para o mês de dezembro.

As atividades, desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, são gratuitas e foram pensadas para atender aos mais diversos públicos. Elas incluem oficinas, seminários, rodas de conversa e sessões de documentários. Algumas atividades requerem inscrição prévia.

Essas ações estão relacionadas às exposições "Christina Balbão - Além do silêncio" e "Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam", que estão atualmente em exibição no Museu. Além disso, também fazem parte do programa público de longa duração e já em andamento "Crianças no MARGS".

Além das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, haverá mais uma edição do evento tradicional "Conversas no Museu", realizado pela Associação dos Amigos do MARGS (AAMARGS), desta vez em parceria com a Comissão de Grupos de Estudo e Relações com a Comunidade do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Outra atividade que envolve parceria são as sessões do documentário "Cava". O filme faz parte do projeto "A obra e a contribuição de Wilson Cavalcanti para a arte do Rio Grande do Sul", produzido e gerenciado por Katiana Ribeiro, com apoio institucional da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Confira a programação

Na próxima quinta-feira (07), das 11h às 16h, acontecerá o Seminário "História da Arte - Além do Silêncio" no Auditório do MARGS. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Há 60 lugares disponíveis por ordem de chegada.

A exposição "Christina Balbão - Além do Silêncio" é uma mostra individual da artista Christina Balbão, sendo a primeira grande exposição dedicada a ela. A exposição destaca o pioneirismo de Balbão na modernização das linguagens artísticas, incluindo sua participação ao lado de artistas pioneiros na produção de arte abstrata no Rio Grande do Sul, como Paulo Osório Flores. Além disso, reconhece sua importância na criação do MARGS e seu papel fundamental na promoção da função educativa dos museus para a sociedade.

Para discutir os processos de reconhecimento e apagamento na história da arte, o Programa Público da exposição contará com o seminário "História da arte: Além do silêncio". As palestras abordarão o momento histórico da arte abstrata no Rio Grande do Sul, incluindo discussões sobre gênero e educação. Os palestrantes são Blanca Brites, Paulo Gomes, Diego Groisman e Cristina Barros.

Blanca Brites é doutora em História da Arte Contemporânea e professora titular sênior do Departamento de Artes Visuais e do PPGAV da UFRGS. Ela possui experiência em pesquisas sobre acervos de arte, arte no RS e arte e loucura. Blanca Brites também é curadora e coautora de exposições e livros sobre arte.

Cristina Barros é pesquisadora, educadora e curadora-assistente do MARGS. Ela é mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte e bacharela em História da Arte pela UFRGS. Cristina Barros também possui experiência no Programa Educativo da Bienal do Mercosul e coordenou equipes educativas em exposições no Farol Santander Porto Alegre. Ela é uma das representantes do Brasil na Red-LEHA.

Diego Groisman é um curador, pesquisador, tradutor e produtor cultural. Ele é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também obteve seu mestrado e bacharelado em História da Arte. Desde 2014, ele coordena a Casa Baka, um espaço independente que promove uma programação de arte contemporânea em diálogo com diferentes segmentos artísticos. Entre 2020 e 2023, ele atuou como diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. Ele foi idealizador e co-curador da mostra I CLAC (Circuito de Arte Contemporânea na América Latina), que recebeu o prêmio Açorianos na categoria Exposição Coletiva. Em 2020, ele foi premiado com o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador.

Paulo Gomes é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Desenho pela UFRGS. Ele possui mestrado e doutorado em Artes Visuais - Poéticas Visuais pela mesma universidade, além de ter realizado um estágio doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e um pós-doutorado em Ciências da Arte e do Patrimônio na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Ele atua como artista, professor, curador independente, historiador e crítico de arte, com foco em temas como arte no Rio Grande do Sul, arte contemporânea brasileira, crítica de arte, desenho e acervos artísticos. Ele representou o Rio Grande do Sul no Colegiado Setorial de Artes Visuais da Funarte/MINC e no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MINC). Ele é membro da ABCA, ANPAP e do CBHA, e fez parte da diretoria da ANPAP no biênio 2015-2016. Ele também coordenou a Comissão de Graduação de História da Arte da UFRGS e integrou o Conselho da Editora da UFRGS. Além disso, ele coordenou a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS de 2012 a 2023. Atualmente, ele é professor associado no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Conversas no Museu

No próximo sábado (09), às 10h, no Auditório do MARGS, acontecerá mais uma edição do tradicional evento “Conversas no museu”. A atividade gratuita terá lugar no Auditório do MARGS. Não há necessidade de inscrição prévia. São 60 lugares, por ordem de chegada.

Desta vez, numa realização da Associação dos Amigos do MARGS AAMARGS, juntamente à Comissão de Grupos de Estudo e Relações com a Comunidade do CEPdePA, acontecerá a roda de conversa “Tecendo sentidos: diálogos entre arte e psicanálise”. Com mediação de Laura, psicanalista e membro Associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, os convidados Beatriz Behs, Cristina Barros e Arnoldo Doberstein farão uma conversa apresentando as relações entre arte e psicanálise.

Arnoldo Doberstein possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Lecionou de 1982 a 2011 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador independente no ICES - Instituto Cultural Emílio Sessa, onde coordena o projeto de pesquisa sobre a vida e a obra de Emílio Sessa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e História da Arte e da Cultura Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo cultural, positivismo, cultura, memória e identidade.

Beatriz Behs é médica, psicanalista, Membro Pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e Membro Titular com função didática da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre.

Arnoldo Doberstein: Estudioso da História da Arte do Rio Grande do Sul de Porto Alegre.

Cristina Barros é pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes da UFRGS. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). É curadora-assistente do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, onde também desenvolve atividades como Coordenadora de Programa Público. Vive e trabalha em Porto Alegre (RS, Brasil). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas temporárias em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte).

Pintura de paisagem para crianças

No sábado (09), às 15h, acontecerá mais uma edição do Programa Público "Crianças no MARGS", destinado a crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. A atividade será realizada na Praça da Alfândega e é necessário fazer inscrição prévia através de um formulário disponível no site.

De novembro de 2023 a fevereiro de 2024, as atividades do "Crianças no MARGS" farão parte da programação da exposição "Christina Balbão - Além do Silêncio". Durante esse período, serão abordadas técnicas e práticas relacionadas à produção artística de Balbão, bem como atividades que exploram sua prática pedagógica.

Nesta edição, as crianças serão convidadas a criar pinturas de paisagem ao ar livre, uma modalidade presente na formação artística de Balbão. Ela frequentou aulas de paisagem ministradas pelo professor Luís Maristany de Trias na década de 40, onde produziu um conjunto de telas em pequenas dimensões. As próximas edições do programa ocorrerão nos dias 20/01 e 17/02, com oficinas de marionetes e contação de histórias em libras.

Sessões comentadas do documentário "Cava"

Nos dias 15 e 16 de dezembro, sexta-feira e sábado, serão realizadas duas sessões do documentário "Cava", seguidas de conversas com o artista Wilson Cavalcanti, conhecido como Cava. As sessões fazem parte do Programa Público da exposição "Wilson Cavalcanti - Os jardins que me habitam". O curta-metragem, dirigido por Hopi Chapman e Karine Emerich, apresenta a trajetória do artista e sua ampla produção em gravura, pintura e desenho. O filme conta com depoimentos do próprio artista e de outros nomes importantes da arte, como Anico Herskovits, Felipe Caldas, Gustavo Nakle, Julio Zanotta, Michelle Cavalcanti, Paulinho Chimendes e Vera Chaves Barcellos.

O documentário "Cava" faz parte do projeto "A obra e a contribuição de Wilson Cavalcanti para a arte do Rio Grande do Sul", com produção e gestão de Katiana Ribeiro, e apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura - Pró-Cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10.

As sessões serão realizadas no Auditório do MARGS, às 16h30, e não é necessário fazer inscrição prévia. Serão disponibilizados 60 lugares por ordem de chegada.

Wilson Cavalcanti, também conhecido como Cava, é um renomado artista, professor e educador social. Sua carreira artística começou nos anos 1960 e desde então ele tem se dedicado a diversas formas de expressão, como desenho, gravura, pintura e objeto. Sua abordagem artística é predominantemente figurativa, com influências expressionistas.

Na sua produção de gravuras em litografia e metal, ele aborda temas sociais e políticos. Já nas xilogravuras, seu foco está no erudito e no imaginário popular. Em suas pinturas, ele utiliza procedimentos experimentais, incorporando materiais não artísticos e objetos, incluindo elementos naturais, industriais e resíduos.

A trajetória de Wilson Cavalcanti está intimamente ligada ao Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Ele estudou desenho, gravura em metal, xilogravura e litografia entre 1968 e 1977, tendo a oportunidade de conviver com importantes mestres, como Paulo Peres e Danúbio Gonçalves. Em 1996, ele se tornou professor do Atelier Livre, onde lecionou até 2020.

Dentro da comunidade artística de Porto Alegre, Wilson Cavalcanti é conhecido por sua defesa dos artistas, participando de iniciativas coletivas e agrupamentos. Ele é um questionador e contestador notório, mantendo sua independência e coerência em relação à sua forma de produzir e se posicionar no mundo.

Secretaria da Cultura