Festcarbo começa hoje em Arroio dos Ratos

museu do carvão
Museu do Carvão - Foto: Banco de imagens- Sedac
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
A abertura oficial da 14ª edição do Festcarbo (Festival de Teatro da Região Carbonífera) está marcada para as 19h30 de hoje (12), em Arroio dos Ratos, com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo. O maior evento de artes cênicas da região vai até sábado (17) e as apresentações acontecem no Museu Estadual do Carvão – Rua - Profª Silvana Narvaez, 61, centro.

O festival é realizado pela prefeitura de Arroio dos Ratos, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo – através da coordenação de Cultura e Turismo – juntamente com a Cia Teatral do Carvão e tem o apoio do governo do Estado, por meio do Museu do Carvão e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – os dois últimos instituições da Sedac.

Oferecer ao público o contato com a arte teatral gratuita e de qualidade, através de espetáculos, debates, workshop e oficinas de capacitação é a proposta do evento. Sábado (17) – dentro da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural – serão realizados, gratuitamente, workshops e oficinas. Este ano se inscreveram 58 espetáculos de todo Estado e 16 foram selecionados para subir ao palco.

“O Festcarbo tem uma grande importância porque é reconhecido, inclusive, por promover o intercâmbio cultural da Região Carbonífera com grupos de teatro do Estado, do país e até grupos internacionais. Para o museu é uma satisfação imensa sediar o festival, porque é uma forma de mostrar, além do município, a potência e a importância das artes cênicas”, define a diretora do Museu do Carvão e anfitriã, Jordana Bortolotti.